Contra anemia: 7 sucos que aumentarão o nível de ferro no sangue

7 receitas de sucos contra a anemia e a falta de ferro

A reeducação alimentar pode ser uma forte aliada na hora de driblar a doença e o desânimo

contra anemia
Foto: Shutterstock

Tem sofrido com a falta de ferro, fraqueza e tontura? Fora os remédios tradicionais, recomendados pelos profissionais da saúde, há como resolver estes problemas de forma natural. Segundo a nutricionista Bruna Joaquim Carneiro, há diversos alimentos e sucos contra anemia que podem amenizar os sintomas e melhorar quadros.

Como o distúrbio é caracterizado pela diminuição da hemoglobina (glóbulos vermelhos) no sangue, manter uma alimentação balanceada e rica em ferro é essencial. Afinal, é por meio deste nutriente que ocorre o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo, aumentando a energia, o apetite e fortalecendo os músculos.

Por que ocorre o problema?

A anemia pode ser causada por diversas deficiências, mas principalmente por carência de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico. Bruna chama a atenção para o fato de que também pode existir a anemia falciforme, mais rara e genética, caracterizada pela má formação da célula sanguínea. A carência de nutrientes pode ser diagnosticada inicialmente por sinais clínicos e posteriormente pode ser confirmada por exames de sangue. “Somente o hemograma poderá mostrar a situação dos glóbulos vermelhos e detectar a presença ou não da doença”, explica a nutricionista Vanessa Franzen Leite.

Receitas de sucos saudáveis para anemia

 

Suco de cenoura com beterraba

Foto: Getty Images

No liquidificador, bata 1/2 beterraba descascada, 1/2 cenoura picada, suco puro de 3 laranjas, 1/2 copo grande (150ml) de água e 1 colher (sopa) de rúcula. Tome em seguida.

Suco de beterraba

No liquidificador, bata 1 rodela grande de beterraba, suco puro de 1 limão, 1 colher (sopa) de sementes de abóbora e 1 copo (250ml) de água. Se necessário, adoce. Beba em seguida.

Suco de laranja com couve

No liquidificador, bata 1 laranja sem casca, 1 folha de couve, 1 pedaço pequeno de gengibre sem casca e 1 copo (250ml) de água. Beba sem coar.

Suco de folhas verdes

No liquidificador, bata 1 folha de couve, 1 folha de espinafre e 1 copo (250ml) de água. Coe e beba 1 copo grande (300ml) pela manhã, em jejum.

Suco de abacaxi com mel

Bata no liquidificador 1 fatia de abacaxi picado, 1 colher (sopa) de mel e 1 copo (250ml) de água. Beba em seguida.

Suco de acerola com morango

No liquidificador, bata 1 xícara (chá) de acerola, 1 xícara (chá) de acelga picada, 2 colheres (sopa) de aveia, 2 damascos secos, 10 morangos e 1 copo (250ml) de leite. Adoce com açúcar mascavado a gosto e beba em seguida.

Suco de kiwi com água de coco

contra anemia

Foto: Getty Images

No liquidificador, bata 2 cenouras, 1 kiwi, 1 copo (250ml) de água de coco e mel a gosto. Beba em seguida.

Dicas que te ajudarão contra anemia

Todos os sintomas da anemia podem ser combatidos por meio da reeducação alimentar. “A alimentação é sempre usada, pois ela vai prevenir, corrigir e dar manutenção no tratamento. Caso a anemia esteja acentuada é recomendado suplementação e até mesmo injeções”, explica Bruna.

Para aumentar os níveis de hemoglobina no sangue recomenda-se o aumento do consumo de alimentos fontes de ferro. Esse mineral pode ser encontrado principalmente na carne vermelha e nos vegetais verde-escuros.

Segundo Vanessa, as melhores fontes de ferro são duas:

  • Origem animal: costela de porco, vitela, cordeiro, fígado, peixe, ovos, galinha, mariscos, rim, coração, carnes em geral.
  • Origem vegetal: feijão, cereais, lentilha, damasco, frutas secas.

No entanto, a eficiência da absorção do ferro é determinada pelos alimentos que o acompanham. “Alimentos ricos em vitamina C potencializam a absorção desse nutriente (entre eles: limão, laranja, acerola, brócolis, couve, tomate, kiwi, morango). Já alimentos ricos em cálcio diminuem a absorção desse nutriente (entre eles: leite, iogurte, queijo)”, alerta Vanessa.

Fique atento: cafés, chás e refrigerantes também diminuem a absorção do ferro. A dica da nutricionista Bruna Joaquim Carneiro é incluir uma fruta cítrica após o consumo da fonte de ferro.

Leia também: