Tem sofrido com a falta de ferro, fraqueza e tontura? Fora os remédios tradicionais, recomendados pelos profissionais da saúde, há como resolver estes problemas de forma natural. Segundo a nutricionista Bruna Joaquim Carneiro, há diversos alimentos e sucos contra anemia que podem amenizar os sintomas e melhorar quadros.
Como o distúrbio é caracterizado pela diminuição da hemoglobina (glóbulos vermelhos) no sangue, manter uma alimentação balanceada e rica em ferro é essencial. Afinal, é por meio deste nutriente que ocorre o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo, aumentando a energia, o apetite e fortalecendo os músculos.
Por que ocorre o problema?
A anemia pode ser causada por diversas deficiências, mas principalmente por carência de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico. Bruna chama a atenção para o fato de que também pode existir a anemia falciforme, mais rara e genética, caracterizada pela má formação da célula sanguínea. A carência de nutrientes pode ser diagnosticada inicialmente por sinais clínicos e posteriormente pode ser confirmada por exames de sangue. “Somente o hemograma poderá mostrar a situação dos glóbulos vermelhos e detectar a presença ou não da doença”, explica a nutricionista Vanessa Franzen Leite.
Receitas de sucos saudáveis para anemia
Suco de cenoura com beterraba

Foto: Getty Images
Dicas que te ajudarão contra anemia
Todos os sintomas da anemia podem ser combatidos por meio da reeducação alimentar. “A alimentação é sempre usada, pois ela vai prevenir, corrigir e dar manutenção no tratamento. Caso a anemia esteja acentuada é recomendado suplementação e até mesmo injeções”, explica Bruna.
Para aumentar os níveis de hemoglobina no sangue recomenda-se o aumento do consumo de alimentos fontes de ferro. Esse mineral pode ser encontrado principalmente na carne vermelha e nos vegetais verde-escuros.
Segundo Vanessa, as melhores fontes de ferro são duas:
- Origem animal: costela de porco, vitela, cordeiro, fígado, peixe, ovos, galinha, mariscos, rim, coração, carnes em geral.
- Origem vegetal: feijão, cereais, lentilha, damasco, frutas secas.
No entanto, a eficiência da absorção do ferro é determinada pelos alimentos que o acompanham. “Alimentos ricos em vitamina C potencializam a absorção desse nutriente (entre eles: limão, laranja, acerola, brócolis, couve, tomate, kiwi, morango). Já alimentos ricos em cálcio diminuem a absorção desse nutriente (entre eles: leite, iogurte, queijo)”, alerta Vanessa.
Fique atento: cafés, chás e refrigerantes também diminuem a absorção do ferro. A dica da nutricionista Bruna Joaquim Carneiro é incluir uma fruta cítrica após o consumo da fonte de ferro.
Leia também:
- Consequências da anemia: doença pode causar alterações neurológicas
- Alimentos ricos em ferro: conheça as melhores opções contra anemia!
- Sucos que farão você se apaixonar ainda mais pelos dias quentes