Suco de laranja pode ser um aliado do emagrecimento, diz pesquisa

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) afirmaram que dois copos de suco de laranja podem beneficiar o emagrecimento.

mulher segurando copo suco de laranja
Foto: Reprodução/Pixabay

Embora seja considerada uma fruta relativamente calórica, o suco de laranja pode ser, ao mesmo tempo, um aliado do emagrecimento. Assim garantem pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara (SP).

suco de laranja brinde

Ao longo de um ano, 40 voluntários fizeram uso regular de suco de laranja e depois tiveram suas amostras de sangue analisadas. Dessa forma, comprovou-se que a fruta aumenta os níveis de leptina no organismo, hormônio que age em uma área do cérebro chamada hipotálamo, inibindo os receptores de apetite.

A dose recomendada para tal efeito é de aproximadamente dois copos (300ml cada) por dia, cerca de meia hora antes das refeições. Claro que, nesse caso, o indicado é tomar o suco natural da fruta e sem açúcar – um copo da bebida já apresenta, em média, 120 calorias. Sem falar que o açúcar acelera a absorção, fazendo com que a fome reapareça mais cedo.

mulher segurando copo suco de laranja

Por causa do estudo, a ideia de que o suco de laranja engorda e não deve ser consumido na dieta ficou para trás. Mas, não esqueça: nunca coloque açúcar! (Foto: Reprodução/Pixabay)

A sugestão do estudo é que o suco substitua os lanchinhos feito entre as refeições, já que é o suficiente para matar a fome e possui diversos nutrientes, tais quais vitamina C, cálcio, potássio, fibras e flavonóides.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral/ Edição: Érika Alfaro