Banho de sol para melhorar a inteligência?

A vitamina D, absorvida por meio dos raios solares, tem vários benefícios para a saúde. E o sol também ajuda a manter a inteligência

mulher tomando banho de sol - inteligência.jpg
FOTO: iStock.com/Getty Images

Se, ao olhar para o espelho, você sente que está um pouco pálido, aí vai um motivo para pegar um bronze: a presença de vitamina D, cuja principal fonte são os raios de sol, ajuda na preservação das faculdades mentais, principalmente após os 40 anos de idade. É a conclusão de um estudo encabeçado pelo pesquisador David Lee, da Universidade de Manchester, na Inglaterra.

Sol sem abuso

“Apesar de estar presente em alimentos de origem animal, estes não possuem a quantidade de vitamina D que o organismo necessita. Para evitar a carência do nutriente, é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol por dia”, esclarece a nutricionista Paula Castilho.

mulher tomando banho de sol - inteligência.jpg

FOTO: iStock.com/Getty Images

Um detalhe importante é que braços e pernas devem estar expostos, já que a quantidade de vitamina D absorvida é proporcional à quantidade de pele exposta.

Nesse caso, especificamente, é recomendado não fazer uso de filtro solar. “Para se ter uma ideia, o protetor fator oito inibe a retenção de vitamina D em 95%. Um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância”, afirma Paula.
E quanto aos danos causados pelos raios ultravioleta, que podem provocar envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele? Por isso mesmo, os especialistas recomendam que o banho de sol ocorra fora do intervalo entre as 10h e 16h. E que, passados 20 minutos de exposição, aí sim o filtro solar deve ser aplicado.

Dicas importantes para desenvolver sua inteligência

1• Além de exercitar a mente, também procure exercitar o corpo. A prática regular de algum esporte libera neurotransmissores que induzem ao relaxamento e resultam em um melhor funcionamento do cérebro. Você pode aliar uma caminhada ao ar livre em um dia ensolarado para otimizar ainda mais o processo!

2• Do mesmo jeito que é importante manter-se ativo, é igualmente necessário respeitar as horas de descanso. Dormir bem previne lapsos de atenção e possibilita à mente funcionar melhor ao longo do dia.

3• O estresse, principalmente aquele relacionado ao trabalho, deixa a mente cansada. Portanto, não deixe de lado os momentos de descontração. Ter um tempo para aquilo que lhe diverte é fundamental.

 

Leia também!

A pílula da inteligência é um mito

Inteligência emocional: dicas para estimular a sua

 

Texto e entrevista: Marcelo Ricciardi/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Paula Castilho/nutricionista