Estudo aponta que sêmen pode causar infecções na vagina

Estudo comandado por uma pesquisadora australiana mostrou que o sêmen e o pênis podem transmitir algumas bactérias que causam infecções na vagina. Entenda!

Por Thamires Motta - 20/04/2017
casal deitado na cama, infecções na vagina

Você sabia que a vagina é cheia de bactérias? Apesar dessa informação, não é preciso se assustar. Nem todas essas bactérias fazem mal para o corpo, e elas convivem em harmonia criando um ambiente saudável para a região íntima da mulher. Mas de acordo com um estudo idealizado pela pesquisadora australiana Lenka Vodstrcil, do Melbourne Sexual Health Center, outras bactérias que existem no pênis e no sêmen podem quebrar esse equilíbrio durante o sexo sem camisinha, e até causar infecções na vagina.

Segundo a pesquisa, a vagina saudável tem um tipo predominante de bactéria, os lactobacilos (Lactobacillus crispatus). São eles que ajudam a proteger contra a proliferação de outras bactérias que podem causar problemas. Quando a flora vaginal sofre algum desequilíbrio, surge uma infecção chamada vaginose bacteriana, podendo causar mau odor, coceira e corrimento. O estudo mostrou que essas bactérias são passadas pelo sexo da mesma forma que muitas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Entenda o estudo

Na pesquisa, foram analisadas as bactérias presentes na vagina de 52 mulheres. As voluntárias colheram amostras a cada três meses, durante um ano, e registraram suas atividades sexuais. As mulheres que tiveram relações sem proteção apresentaram maior presença das bactérias Gardnerella vaginalis e Lactobacillus iners, que são associadas à vaginose bacteriana.

camisinha feminina

Foto: Reprodução

Como lidar com o problema

A principal recomendação presente na pesquisa e reforçada pelos médicos para evitar esse desequilíbrio na flora vaginal é evitar duchas vaginais, qualquer tipo de cosmético para a região íntima e usar roupas justas com frequência. Além disso, o uso de camisinha é o principal conselho para evitar esse tipo de problema.

Estudo aponta que sêmen pode causar infecções na vagina

LEIA TAMBÉM