Segredos para emagrecer: 8 dicas para perder peso de forma saudável e fugir do efeito sanfona!

Não aguenta mais perder peso e engordar sem parar? Confira os segredos para emagrecer que os especialistas no assunto consideram mais importantes

mulher segurando balança
Foto: Shutterstock.com

Que mulher não deseja ter uma barriga chapada sem um “engorda e emagrece” eterno? Mas, para que isso ocorra de maneira saudável, é necessário uma série de cuidados durante a dieta, desde a alimentação, exercícios físicos até na hora do sono. Para ajudá-la, buscamos alguns segredos para emagrecer que os especialistas revelaram para ajudar você a reduzir as medidas com muita saúde. Confira!

8 segredos para emagrecer com saúde:

1 – Faça as três refeições

Sempre faça as três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. “Deve-se também acrescentar lanches saudáveis nos intervalos entre cada refeição. Pular algumas delas faz com que a pessoa coma muito mais na seguinte e reduz o metabolismo, estimulando o corpo a guardar energia em vez de gastar”, explica a nutricionista Tamiris Gaeta.

2 – Mastigue!

Mastigar bem os alimentos ajuda a boa digestão, dando tempo suficiente para que o estômago envie uma mensagem ao cérebro e este perceba que já está satisfeito.

3 – Movimente-se

Praticar exercício físico é importante para manter um peso saudável e conservar o metabolismo sempre ativo. A caminhada, por exemplo, é uma aliada na luta contra o sobrepeso, favorecendo e otimizando o emagrecimento, quando praticada no mínimo 30 minutos por dia.

4 – Beba água!

A água é um elemento indispensável, sobretudo durante o processo de emagrecimento. Ela purifica e melhora os resultados da dieta. Tentar emagrecer sem beber água, além de ser tóxico para o organismo, pode reduzir ou bloquear a perda de peso. Por isso, consuma 2 litros de água todos os dias.

5 – Fuja das dietas restritivas

Segundo a nutricionista Tamiris, para que não haja reganho de peso, deve-se evitar dietas restritivas e procurar uma reeducação alimentar definitiva. “Muitos passam a vida em busca de um corpo ideal e topam qualquer tipo de dieta, mas quando são muito restritivas o risco de desenvolver transtornos alimentares aumenta”, afirma.

6 – Durma bem

Oito horas de sono por noite é um dos segredos para emagrecer e também garante uma vida mais saudável. Isso acontece porque, enquanto dormimos, a ansiedade e a compulsão alimentar diminuem. Já quando dormimos pouco, há uma queda da leptina (neuromodulador produzido pelas células de gordura, que controla a saciedade).

7 – Invista em alimentos saudáveis

Inclua frutas, verduras e legumes nas refeições, pois esses são alimentos ricos em fibras que ajudam a dar maior saciedade.

8 – Tenha um cardápio variado

Cozinhe pratos variados com todos os grupos alimentares como carboidratos, proteínas e gorduras, pois eles são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Tamiris Gaeta é nutricionista do Programa Mente Leve Corpo Leve da Clínica Sintropia

LEIA TAMBÉM