Quem tem diabetes pode ou não comer doce? Confira 5 mitos e verdades

Nutricionista desmistifica as restrições alimentares dos diabéticos; saiba mais

Confira alguns fatos sobre o cardápio de quem tem diabetes
Confira alguns fatos sobre o cardápio de quem tem diabetes - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 17/11/2021 às 16:00
Atualizado às 16:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O número de pessoas acometidas pelo diabetes é alto: 463 milhões no mundo, sendo 16,8 milhões apenas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Com dados tão alarmantes, a doença já é considerada um problema de saúde pública pela Federação Internacional de Diabetes (IDF)

A alta incidência da condição faz com que cada vez mais pessoas precisem conviver com ela e modificar seus hábitos, principalmente os alimentares. Para entender melhor como funciona o cardápio de um diabético, a nutricionista Marlucy Lindsey Vieira elencou 5 mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

O consumo exagerado de açúcar tem ligação com o surgimento do diabetes?

VERDADE! O excesso de açúcar pode provocar uma sobrecarga no pâncreas, que passa a não conseguir produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose. Esse processo pode desencadear o diabetes tipo 2. 

Alimentação saudável anula as chances de ter a doença?

MITO! Existem outros fatores de risco além da alimentação, como genética, pressão alta, colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue, doenças renais crônicas, diabetes gestacional e o uso excessivo de medicamentos da classe dos glicocorticoides (um tipo de corticoide). Todos podem contribuir para o desenvolvimento da doença. 

Diabéticos não podem comer doces de jeito nenhum! 

MITO! O paciente pode consumir doces em pequenas quantidades, quando associado à dieta e hábitos de vida saudáveis. Porém, o doce não pode se tornar um alimento do dia a dia e deve-se ter cuidado com a qualidade da sobremesa escolhida, de preferência pobre em gordura.

Arroz, massas, pães, batatas e outros carboidratos devem ser consumidos com moderação?

VERDADE! Os carboidratos são os principais responsáveis pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, por isso, pacientes diabéticos precisam consumi-los de forma moderada. Uma opção saudável seria substituir alimentos feitos com farinha branca, como pão, bolo, arroz e macarrão pelos integrais. 

Frutas podem ser consumidas à vontade, pois são saudáveis!

MITO!  As frutas têm naturalmente frutose, um tipo de açúcar. Assim, o consumo diário recomendado para quem tem diabetes é de, no máximo, três porções. 

Fonte: Marlucy Lindsey Vieira, nutricionista da Unidade Básica de Saúde do Jardim Nakamura, gerenciada pelo Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.