Saiba como os pets podem prevenir doenças

Eles são muito muito mais do que fofos e melhores amigos. Conheça as vantagens de se ter um pet

Cachorro olhando para a câmera com a língua para fora e gato ao lado brincando, animais de estimação podem prevenir doenças
Animais de estimação podem prevenir doenças | Foto: Shutterstock

Apesar de muita gente torcer o nariz para bichos de estimação, eles estão cada dia mais presentes no nosso dia a dia. E não é para menos, pois pesquisam comprovam que os pets trazem muitos benefícios para os seres humanos. E esse é um dos motivos de alguns centros de saúde, como, por exemplo, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e a Fundação Hospital Centenário de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, liberarem visitas de bichos a pacientes internados.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Albert Einstein, a visita de animais de estimação auxilia no tratamento do doente. “Receber a visita de seus animais de estimação sempre foi um desejo dos pacientes e seus familiares. Como o objetivo do Hospital é favorecer a recuperação dos pacientes em todos os níveis, físico, mental, emocional, social e espiritual, decidiu-se transformar essa solicitação numa rotina com procedimentos e regras claramente definidos”. A iniciativa teve início em 2009  e desde então as visitas só têm aumentado.

Além da humanização do tratamento dos pacientes hospitalizados, os animais também podem melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa, independentemente se está ou não com problemas de saúde, já que a alegria deles é contagiante!

Contudo, o estresse, por exemplo, pode ser amenizado passando algumas horas com seu cão. O companheirismo dele também pode auxiliar em casos de depressão, assim como a companhia dos gatos pode aumentar a imunidade de crianças, diminuindo assim o risco de alergias. E já pensou em emagrecer com a ajuda do pet? Sim, é possível!

Confira os benefícios dos pets em sua vida e como esses animais de estimação podem prevenir doenças.

LEIA TAMBÉM