Você realmente sabe o que é comida saudável?

Alguns alimentos parecem saudáveis, mas não são! Veja o que nutricionistas consideram comida saudável e a diferença entre alimentos naturais e processados.

prato com alface, tomate, cebola
Foto Shutterstock.com

A alimentação saudável é baseada em opções naturais, em que o principal componente é ele mesmo. “Comida saudável é aquela que possui como ingredientes somente o nome dos alimentos. Por exemplo, um suco de uva integral deve conter somente a uva, sem adição de água, açúcares, adoçantes e conservantes”, alerta Thais Villaça, nutricionista.

prato com alface, tomate, cebola

Foto Shutterstock.com

Quanto menor o rótulo, melhor. E ela faz um alerta: engana-se quem pensa que para seguir uma dieta saudável é necessário gastar além do orçamento. “Todos os alimentos que você precisa, você encontra na feira. Por exemplo: folhas, legumes, frutas e tubérculos”, explica Thais.

“Coma comida, não nutrientes.”

Essa frase pertence ao Guia Alimentar para a População Brasileira, proposto pelo Ministério da Saúde. Significa que, além dos nutrientes, é preciso ficar atento ao alimento que vai a boca. “Ou seja, temos que prestar atenção nas combinações, para que consigamos favorecer a absorção de determinado nutriente”, esclarece a nutricionista. É o caso, por exemplo, do café com leite, popular entre os brasileiros. O leite é excelente fonte de ferro e cálcio, e a cafeína diminui a absorção desses nutrientes. Já a dupla arroz com feijão, além de saborosa, é uma ótima combinação que favorece a saúde.

Saiba mais:

Confira as vantagens dos alimentos antioxidantes

Dicas para aproveitar talos, cascas e sementes dos alimentos 

As melhores combinações de alimentos para sua saúde

Classificação dos alimentos

leite, queijo, iogurte, laranja

Imagem Shutterstock.com

 

Consultoria Thais Villaça, nutricionista