7 dicas para uma receita de bolo perfeita

Quer fazer um bolo para o café da tarde, mas está com medo de errar? Siga essas dicas para uma receita perfeita

Seguindo essas dicas, seu bolo vai ser um sucesso!
Seguindo essas dicas, seu bolo vai ser um sucesso! - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 11/04/2022 às 15:00
Atualizado às 16:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um bolo bem gostoso e fofinho, seja ele recheado ou não, é sempre uma ótima pedida para o café da tarde, não é mesmo? Porém, acertar na preparação pode ser um pouco complicado, especialmente para quando ainda não temos o costume de fazer esse tipo de receita. Por isso, é importante saber alguns truques e dicas que podem ajudar a preparar um bolo bem fofinho, macio e úmido.

Assim, separamos algumas dessas dicas muito importantes para quem quer fazer um bolo delicioso para o café da tarde. Confira:

1- A temperatura certa

Não se esqueça de retirar os ingredientes como ovos e leite da geladeira um pouco antes de preparar o bolo. Isso é importante porque, se eles estiverem em temperatura ambiente, o fermento agirá melhor e, assim, é mais garantido que a sua receita dê certo.

2- Ingredientes bem soltinhos

Para deixar o bolo mais aerado, a dica de ouro é peneirar os ingredientes secos, como a farinha, o fubá e o chocolate em pó. Sendo assim, separe um tempinho para fazer esse passo antes de adicionar esses ingredientes à massa, viu?

ingredientes de bolo
Deixar os ingredientes bem soltinhos é muito importante para um bom bolo - Shutterstock

3- Bolo na batedeira

Se você for preparar o bolo na batedeira, comece batendo as claras em neve, até elas ficarem firmes. Depois, incorpore elas à massa, misturando-as com uma colher com a batedeira desligada. Com isso, o seu bolo ficará mais aerado e a receita será um sucesso.

4- Bolo no liquidificador

O liquidificador é outro eletrodoméstico que pode ser um grande aliado na hora de preparar um bolo bem fofinho, viu? Para isso, basta começar batendo os ingredientes líquidos e depois ir adicionando os secos aos poucos. Desse jeito você não corre o risco da massa acabar formando grumos. Outra dica importante é deixar o fermento por último e misturá-lo com uma colher.

5- Na mão também dá? Claro que sim!

Se você não tiver uma batedeira ou liquidificador disponíveis, também é possível fazer uma massa bem macia e fofinha utilizando as mãos e uma colher bem firme ou um batedor de arame, sabia? O batedor, inclusive, é ótimo para bater as claras em neve, deixando-as com uma textura impecável.

6- Não se esqueça do forno

É importante lembrar de preaquecer o forno por cerca de 15 minutos antes de colocar a massa para assar. Inclusive, uma dica para saber se ele já está quente o suficiente é olhar para o seu vidro e esperar ele ficar embaçado.

Outra dica ligada ao forno é não abrir o eletrodoméstico nos 15 primeiros minutos após colocar a massa para assar — afinal, quando fazemos isso, corremos o risco de o bolo parar de crescer.

forno com bolo
Preaquecer o forno antes de assar o bolo é necessário para um resultado perfeito - Shutterstock

7- A forma certa

Por fim, escolher uma forma do tamanho pedido na receita para fazer a massa também é muito importante, viu? Assim, é mais garantido que o bolo fique com a altura certa e não transborde.

Se ficar com dúvida se a sua forma tem o tamanho certo, observe se a massa crua ocupa até dois terços da capacidade do refratário — se sim, a medida deve estar correta. Além disso, não se esqueça de untar a forma com margarina e farinha de trigo antes de assar o bolo.

Fonte: Guia da Cozinha

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.