Vai fazer procedimentos químicos na cabeleira? Saiba como preparar os fios!

Todo cabelo precisa de cuidados especiais antes, durante e depois dos tratamentos químicos. Saiba o que fazer no antes para proteger os fios

Mulher, branca, loira, linda, cabelo longo, liso, fios
Foto: Shutterstock.com

Vai trocar a cor ou alisar as madeixas? Saiba que é importante preparar os fios para deixá-los saudáveis e prontos para receber as químicas!

Cuide bem dos fios

Cada procedimento necessita de uma preparação, por isso, é importante conversar com o seu cabeleireiro e seguir as orientações do profissional. As principais dicas são:
Coloração: realize uma hidratação com uma máscara que contenha vitaminas.
Permanente: aposte em cauterização para fortalecer e repor as proteínas dos fios;
Alisamento: é preferível um tratamento cosmético à base de queratina para preservar a umidade e fortalecer as madeixas. “Recomenda-se, ainda, cauterizar os fios a cada 15 dias, afinal, o segredo de um cabelo quimicamente modificado permanecer bonito e saudável está nos cuidados pré e pós-química”, sugere o hairstylist Sylvio Rezende.

Rotina

Para conquistar madeixas poderosas, inclua na rotina de cuidados produtos com fórmula de tratamento cosmético e finalizadores à base de ojon e argan, que são excelentes ativos para hidratação dos fios e influenciam no resultado após a química, deixando o cabelo mais saudável.

Mulher, branca, loira, linda, cabelo longo, liso, fios

Foto: Shutterstock.com

Pré-coloração

“A técnica de pré-colorir é usada em cabelos que estão desbotados, para criar um alicerce de cor, preparando a cutícula para receber o pigmento, evitando o desbotamento ou manchas”, explica Sylvio Rezende. O procedimento é realizado com a tintura de cor de fundo misturada com água mineral e a aplicação é feita nos cabelos antes de fazer o tingimento.

Lavar antes de alisar

“Se for escova definitiva ou japonesa, por exemplo, é necessário lavar antes do alisamento e só lavar novamente três dias depois”, orienta Neide França, hairstylist do Free Hair!. Para outros tipos de alisamento, o ideal é ficar até dois dias antes sem lavar.

LEIA TAMBÉM