Quando termina a Quaresma? Descubra o dia certo e conheça novena para o período!

Você sabe quando termina a Quaresma? Confira aqui a resposta e a explicação sobre esse período tão importante para os religiosos!

Por Ariane Frassato - 29/03/2018

 

 

A Quaresma é um período muito conhecido pela cultura popular e de extrema importância para os religiosos. Ele é visto como um tempo de reflexão e mudanças. Uma de suas propostas é a penitência, ou seja, a pessoa escolhe algo para tirar do seu cotidiano. Pode ser um tipo de comida, uma bebida, ou atos concretos. Porém, algumas dúvidas surgem em relação ao término desses 40 dias: você sabe quando termina a Quaresma?

Algumas pessoas acreditam que o período religioso tem seu fim no Domingo de Ramos, outros na Páscoa… Mas quando termina a quaresma? De acordo com a Carta apostólica de Paulo VI, a Quaresma se inicia na quarta-feira de Cinzas e termina antes da missa de Lava-pés, na quinta-feira Santa.

E os 40 dias? Se contarmos os dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Quinta-Feira Santa soma-se um pouco mais de 40 dias. O padre Danilo Rosa de Moares explica que os domingos não são contados nesse período. “Mesmo sendo Quaresma, o domingo não tem o caráter penitencial para a Igreja porque celebra a Ressurreição”, esclarece.

Agora que você já sabe ao certo quando termina a Quaresma, veja algumas orações para fazer durante os 40 dias de penitência e aumentar ainda mais sua fé!

Agora que você já sabe quando termina a quaresma, compartilhe essa informação com suas amigas!

Consultoria: Padre Danilo Rosa de Moares

Texto: Ariane Frassato/Colaboradora 

LEIA TAMBÉM: