Proteínas que emagrecem: faça as escolhas certas

Proteínas são responsáveis por muitas funções. Por isso, elas não podem faltar no cardápio de quem quer manter a saúde em dia e livre de algumas doenças.

Farinha de trigo, milho, aveia, farelo
Por Denis Eric - 02/09/2016

Foto Istock.com/Getty Images

Proteína é palavra-chave quando o assunto é alimentação saudável. Ela é essencial para a manutenção das funções do organismo. De acordo com a nutricionista Patricia Davidson, as proteínas ainda compõe a insulina, que auxilia na regularização da glicose no sangue, e a tiroxina, que ajuda no controle do metabolismo. “Além disso, os anticorpos do sistema imunológico também precisam dela para serem produzidos”, complementa.

Prato de peito de frango grelhado com legumes e verduras

Foto Shutterstock.com

 

Na dieta?

As proteínas ajudam no combate daquela gordura tão incomoda e que não some de jeito algum. Quem está de dieta, deve incluir as proteínas no prato, pois elas vão ajudar na sensação de saciedade. . “O ideal é dar preferência as que são magras, como carnes brancas -peito de frango ou de peru e filé de peixe magro -, ou carnes vermelhas menos ricas em gorduras – coxão duro, patinho e fraldinha”, sugere a nutricionista Lara Natacci.

Para todos os gostos

Além das proteínas de origem animal – como as carnes – existem as de origem vegetal. “As leguminosas (soja, feijões, ervilhas e lentilhas) e os cereais integrais (trigo, arroz e aveia) quando combinados, proporcionam o necessário para o organismo, sobretudo se o indivíduo tiver uma alimentação variada”, destaca a nutricionista Lara Natacci.

Farinha de trigo, milho, aveia, farelo

Foto Istock.com/Getty Images

 

Sem exagero!

Como tudo em excesso, a proteína também faz mal quando consumida além do necessário – pode sobrecarregar os sistemas renal (dos rins) e hepático (do fígado). A quantidade a ser consumida depende de fatores individuais e pode ser indicada por profissionais.

 

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Consultoria Patricia Davidson, nutricionista; Lara Natacci, nutricionista;