Primavera na varanda: prepare seu cantinho para a chegada da estação

Deixe seu cantinho aconchegante e elegante para curtir os bons momentos da primavera na varanda

Foto de uma grande varanda de apartamento, com um sofá bege, com almofadas coloridas, em tons de laranja, azul, preto e branco. Há, também, uma mesa de centro e uma cadeira na cor amadeirada e plantas

A estação das flores está chegando e para você aproveitar a primavera na varanda da sua casa, a arquiteta Denise Barretto, do escritório Denise Barretto Arquitetura, preparou algumas dicas para ajudar na hora de transformar seu cantinho no local ideal. Se deseja um ambiente para relaxar, contemplar a vista ou gostaria de estender a área social e integrar os espaços, confira as ideias abaixo e coloque já em prática!

Aposte no verde

Foto de uma varanda, na qual uma das paredes é totalmente revestida de um painel de madeira. Além disso, há duas mesas de madeira e todo o ambiente é composto em tons neutros. Há muitas plantas verdes, contrastando com os tons de madeira.

Foto: Julia Ribeiro

Nessa varanda de apartamento, localizada em São Paulo – SP, a proposta era criar um refúgio da cidade grande. Assim, os tons neutros, a madeira e a grande quantidade de verde proporcionam a sensação de conforto, cumprindo com o objetivo do ambiente. As apostas da arquiteta foram em plantas como ficus-lira, filodendros, palmeiras chamaedoreas, pata-de-elefante, entre outras. Para lugares com metragem reduzida, uma dica é apostar em jardins verticais nas paredes, otimiza o espaço e é muito charmoso.

Integre

Duas fotos da mesma varanda, integrada a sala de estar. A varanda é toda em tons neutros, com luzes amarelas. Tem uma frande mesa de madeira e uma área de churrasqueira.

Foto: Romulo Fialdini

A varanda integrada com a sala de estar é a melhor saída para quem gosta de receber visitas e promover encontros entre amigos. Como nesse projeto de Denise, que o living, a sala de jantar, o espaço gourmet e a varanda com churrasqueira foram unidos, ampliando o espaço e permitindo que as pessoas estejam sempre juntas em um mesmo ambiente.

Aprecie a vista

Grande varanda de uma casa, com vista para uma paisagem com muitas plantas e árvores. No espaço, a diversas poltronas, um tapete e duas mesas de apoio. Os tons do ambiente são predominantemente neutros, em bege e amadeirado, com alguns itens em azul turquesa

Foto: Zeca Wittner

Esta varanda, projetada pela profissional, é inspiração para aqueles que preferem um ambiente mais calmo e que permita a apreciação da vista. O cômodo é integrado ao quarto do casal e traz a sensação de conforto e paz, devido ao uso de muita madeira em contraste com itens em azul turquesa, além disso, o visual privilegiado de fora ajuda a compor a beleza do espaço.

Projetos: Denise Barretto Arquitetura, São Paulo – SP

LEIA TAMBÉM