Prejudica o cabelo: 10 atitudes para evitar ao máximo no dia a dia

11 atitudes comuns que prejudicam o cabelo e devem ser evitadas

Dormir com o fios molhado, consumo excessivo de álcool e tomar banhos muito quentes podem causar sérios problemas ao couro cabeludo

prejudica o cabelo
Foto: Shutterstock

Você provavelmente já dormiu com o fios molhados, não é mesmo? Além disso, fica dias e dias sem hidratar as madeixas e, para piorar, não tem uma vida alimentar das mais saudáveis! Se o seu desejo é eliminar cada atitude que prejudica o cabelo, talvez esteja na hora de repensar seu cotidiano.

Esses e muitos outros fatores estão na lista dos maiores vilões do couro cabeludo, já que contribuem para o ressecamento e para a quebra capilar. Para esclarecer tudo sobre o assunto, consultamos a dermatologista Daniela Leal, que elaborou uma lista com as 11 coisas que você faz e que acabam a longo prazo com a saúde dos fios.

Saiba o que prejudica o cabelo durante o dia a dia

1. Evite esfregar

Pare de esfregar as unhas no couro cabeludo enquanto lava os cabelos, isso machuca sua cabeça. O indicado é usar as pontas dos dedos para ensaboar os fios, massageando suavemente. Além disso, nunca passe o shampoo com os fios secos, eles podem embaraçar e ficarem quebradiços.

2. Nada de derreter no chuveiro

Pense duas vezes antes de tomar banho com a água muito quente. Isso é um perigo para a saúde dos seus cabelos! Ela dilata as cutículas, deixando o madeixas ásperas, causando mais embaraçamento. O ressecamento desregula a camada hidrolipídica, trazendo oleosidade ao couro.

3. Não esqueça de retirar todo o produto 

Também evite deixar resíduos do condicionador ao longo dos seus fios, já que isso resseca e torna o cabelo sem movimento. Qualquer produto deve ser removido completamente das madeixas durante o processo de lavagem, já que, seu acumulo, causa caspa, ferimento no couro e seborreia.

4. Pare de prendê-lo

Nunca penteie ou prenda seu cabelo quando ele ainda estiver molhado. Esse hábito prejudica o cabelo enormemente! A explicação é que essas práticas podem quebrar os fios, que estão mais frágeis em decorrência das cutículas abertas por algum tempo depois da lavagem.

5. Nunca durma com os fios molhados

Você já deve ter ouvido essa dica diversas vezes na sua vida. E tem toda a razão! Esse hábito favorece o surgimento de fungos e de caspa, já que o couro fica abafado em contato com o travesseiro. Além de ocorrer alteração no pH da região, podendo dar início a infecções, como algumas dermatites.

6. Não esqueça do protetor capilar

Quando vai à praia ou ao clube sempre leva protetor solar, não é mesmo? Mas, quase certeza, que vive esquecendo do protetor capilar! Esse item é fundamental para evitar que os cabelos claros ou tingidos mudem de cor ao entrar em contato com a água da piscina. No caso da praia, os raios solares muito intensos prejudicam a saúde capilar.

7. Não deixe a hidratação para depois

Todo mundo sabe que ficar sem hidratação é sinônimo de cabelos fracos e quebradiços, já que as cutículas abrem, a água sai e os fios deixam de refletir luz. Por isso, é recomendado que, caso os fios estejam ressecados, realizar o procedimento uma vez por semana. Depois de saudáveis, manter a rotina de 15 em 15 dias.

8. Um ano sem contar os fios? Nada disso!

Não é necessário que você faça uma mudança radical no cabelo. Nada disso! Se aparar apenas as pontinhas já será suficiente para fortificar as madeixas e permitir um crescimento mais saudável. Quanto menos cuidado, maior a chance de ficar quebradiço e embaraçado.

9. Evite usar chapinhas, secadores e baby liss

Sempre que possível, dê preferência ao cabelo natural. Esses equipamentos são vilões da saúde dos seus fios, já que deixam eles fracos e favorecem a quebra. Caso queira usá-los, passe um protetor térmico por toda a extensão das madeixas e deixe agir por alguns minutos antes de expô-las ao calor dos itens.

10. Alimentação desregulada

Não adianta caprichar nas hidratações e cremes capilares e viver comendo fast food. É sempre bom criar hábitos alimentares mais saudáveis, incluindo vegetais, frutas e alimentos ricos em proteínas, como a carne vermelha. As proteínas, inclusive, são ótimas para auxiliar no crescimento capilar.

11. Não abuse das bebidas alcoólicas e do cigarro

Além de fazer mal para sua saúde, eles contribuem para o aumento das caspas e para o surgimento da seborreia, uma doença que provoca manchas vermelhas na pele, uma vez que fragilizam o organismo e enfraquecem a pele, como o couro cabeludo.

Leia também: