Guia completo para pintar o cabelo em casa sem danificar os fios

Dicas para não errar na hora de realizar o procedimento

cabelo em casa
Foto: Reprodução/Shutterstock

Toda mulher sabe que pintar o cabelo em casa pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo se os procedimentos não forem realizados da maneira correta. Por isso, se por algum motivo você não conseguir ir ao salão ou marcar um horário com um profissional de confiança e precisar se aventurar para retocar as madeixas, nós temos a solução.

A seguir, você fica por dentro de algumas orientações básicas para não errar na hora de aplicar a tinta e acabar com os fios danificados. Tomando todos os cuidados necessários, não tem motivo para que o resultado fuja do esperado.

Confira o passo a passo para pintar o cabelo em casa

Escolha de coloração

Antes de mais nada é preciso escolher adequadamente a coloração a ser aplicada nos fios. Os tipos podem variar entre tonalizante (que é uma tinta semi permanente), que é usado para dar brilho e apenas reavivar a cor, tinta permanente ou a tinta temporária.

Feito isto, o segundo passo é escolher a cor, sempre realizando antes da aplicação o teste de coloração pessoal para ter certeza de que o resultado ficará em harmonia com o seu tom de pele. Outro ponto importante na hora de escolher a tinta é procurar ter preferência por marcas que são recomendadas por cabeleireiros do mercado, para não correr o risco de não pegar ou o cabelo ficar manchado.

Teste de sensibilidade

Outro ponto importante que deve ser feito antes de realizar a aplicação é o teste de sensibilidade para se certificar que não possui nenhuma alergia ao produto. O procedimento, que é também conhecido como “teste de toque”, consiste em aplicar um pouco da tinta na nuca ou atrás da orelha ao menos 48h antes de pintar o cabelo em casa para saber se causará algum tipo de irritação ou coceira. Caso haja o aparecimento desses sintomas, é necessário procurar um especialista.

Quantidade de produto

Sempre lembre-se de verificar se possui a quantidade adequada do produto para fazer a aplicação no cabelo inteiro. Caso contrário, você poderá correr o risco de ficar com os fios de cores diferentes por conta da escassez de tinta em algumas partes. Normalmente, cabelos curtos necessitam de apenas uma embalagem, enquanto os longos podem levar até 3.

Lavagem dos cabelos

Essa dica é pouco conhecida, mas pode fazer bastante diferença no resultado final. Se possível, fique pelo menos 24 horas sem lavar os fios antes de aplicar a tinta para que a oleosidade natural proteja o couro cabeludo da química. A única ressalva é para o uso dos tonalizantes, que pigmentam melhor em cabelos limpos.

Preparação

  • Opte por roupas mais velhinhas e que possam ser manchadas para não correr o risco de perder uma peça que gosta caso escorra tinta;
  • Organize o ambiente também para ajudar a não se confundir em nenhuma parte do processo;
  • Não se esqueça de utilizar luvas;
  • Passe creme no rosto e pescoço para facilitar a remoção da tinta dessas regiões após o enxágue.

Como aplicar?

A aplicação deve ser feita com os cabelos secos e sem lavagem. Comece dividindo os fios no meio e prenda com uma piranha de cada lado. Passe a tinta primeiro na região da nuca e vá subindo em direção à testa. Após a conclusão dessa fase, aplique na parte de cima, indo da raiz para as pontas.

Para espalhar a coloração de forma uniforme por todo o cabelo, massageie-o garantindo que todos os fios serão tingidos. Espere o tempo recomendado na embalagem do produto, que normalmente leva cerca de 45 minutos, e enxague.

Cor uniforme

É muito importante seguir cirurgicamente as instruções dadas na embalagem do produto, bem como as recomendações do fabricante. Caso contrário, há grandes chances de que a cor fique desigual ou falhada. Vale ressaltar que, apesar de muitas vezes não ser especificado, muitas tintas pigmentam melhor em cabelos brancos ou descoloridos, já que fios naturais podem reagir de forma diferente com a coloração.

Dica bônus: Para fazer com que a cor dure mais tempo nos fios e demore para desbotar, é importante investir em produtos específicos para cabelos coloridos (que contenham filtro solar capilar) e evitar pegar Sol nos fios.

Leia também: