Peixes, saladas e massas: qual o melhor tempero para cada um?

Quando falamos em tempero, qual ingrediente vem primeiro a sua cabeça? Confira dicas de como melhorar o tempero dos seus alimentos!

Panela com peixe e temperos
Foto: Shutterstock.com

O sal é o tempero mais utilizado para dar sabor e temperar os alimentos. O sódio, principal componente do sal de cozinha, é essencial para a saúde, mas deve ser usado com moderação, pois seu consumo exagerado pode levar à hipertensão arterial, problemas renais e inchaço. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a quantidade ideal e saudável de sódio por dia é de 2g, ou seja, 1/2 colher de café de sal. Agora, pense em tudo o que você consome, da hora em que acorda até a hora de dormir: ultrapassa a quantidade indicada de sódio, não é mesmo? Mas saiba que existem alternativas além do sal para deixar os alimentos saborosos: são os temperos naturais feitos com mix de ervas! Veja só:

Panela com peixe e temperos

Foto: Shutterstock.com

Temperos

Peixes, aves e carne bovina: manjerona, alho, salsinha, cebolinha, tomilho, suco de limão, vinagre, sálvia, alecrim, cominho.
Arroz: sálvia, açafrão, cebolinha, cominho, alho, cebola, salsinha.
Feijão: alho, cebola, folhas de louro, alecrim, sálvia, manjericão, cebolinha, salsinha.
Saladas: páprica, tomilho, manjericão, suco de limão, vinagre, cebolinha, pimentão.
Massas: orégano, alho, manjericão. Molhos: sálvia, salsinha, cebolinha, louro, manjerona, mostarda seca, tomilho, sementes de papoula, orégano, manjericão, cominho, alho, cebola, orégano.

Tipos de sal

Outros tipos de sal que encontramos facilmente em supermercados são do tipo sal grosso, sal marinho e sal light. O sal grosso é mais usado para churrascos ou carnes assadas no forno. O sal marinho é indicado para uma dieta funcional, pois contém muitos nutrientes importantes para o metabolismo. Já o sal light é recomendado para hipertensos, pois tem uma quantidade menor de sódio. E todos devem ser utilizados com moderação assim como o sal de cozinha comum.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista clínica

LEIA TAMBÉM