Peixes mais indicados para o coração, cérebro, ossos e músculos

Conheça os peixes que podem colaborar com cada parte do seu corpo

filé de salmão
FOTO: Shutterstock

Os peixes estão cheios de propriedades benéficas à saúde, mas existem alguns específicos para cada parte do corpo. Saiba quais são os mais indicados para sua necessidade e capriche no consumo!

filé de salmão

FOTO: Shutterstock

Salmão

Coração: o mesmo ômega 3 que faz bem para o cérebro também resulta em benefícios para o coração. Nesse caso, salmão, atum e sardinha são a melhor pedida, pois atuam no controle dos níveis de colesterol.

Sardinha

Ossos: dois nutrientes são essenciais para a saúde dos ossos: cálcio e vitamina D. A maior parte do cálcio vem do leite e seus derivados. No entanto, a sardinha é um bom exemplo de peixe rico em cálcio. A vitamina D, obtida também pela ação da luz solar, é encontrada em pescados como salmão, atum e também na sardinha.

Tilápia e atum

Cérebro: as células do sistema nervoso são revestidas por uma leve camada de gordura, a bainha de mielina, que facilita as transmissões dos impulsos elétricos que chegam e saem do cérebro. Assim, o consumo de ômega 3, gordura presente no bacalhau, no atum, no salmão, na sardinha e na tilápia, auxilia no processo. O bacalhau também ajuda a fornecer para o organismo a vitamina B12, que, quando em falta, resulta em pior desempenho das funções cerebrais, principalmente em idosos. Outra vitamina boa para os neurotransmissores é a B3, disponível no atum.

Bacalhau

Músculos: a vitamina E tem um papel importante para evitar a fragilidade muscular. Seu consumo ainda permite que outros alimentos sejam melhor aproveitados pelo organismo. Uma opção de peixe para quem procura vitamina E é o bacalhau. Por ser rico em ferro, o atum ainda contribui para a formação dos glóbulos vermelhos presentes no sangue, evitando a anemia.

LEIA MAIS: