Conheça a origem e o significado da cruz para os cristãos

Você sabe como surgiu a cruz, um dos símbolos mais importantes do cristianismo? Descubra tudo sobre a origem e o que significa a cruz cristã

Cruz cristã, mão segurando cruz, luz, crucifixo, religião
Foto: iStock.com/ Getty Images

Com a intersecção de duas retas (uma horizontal e uma vertical), a cruz cristã, além de significados religiosos e sociais, representa dois lados opostos. No caso do cristianismo, é a relação entre a vida e a morte, mundo espiritual e mundo terreno, condenação e redenção. Este símbolo católico também nos desperta sensações contrárias: a dor e o sacrifício em confronto com o perdão e o amor.

Antes de Cristo

Anterior a era de Jesus, a cruz já era utilizada pelos romanos como um instrumento de tortura e pena de morte aplicada aos criminosos. Tinha a função de ser uma lição para as outras pessoas, um exemplo a não ser seguido. Porém, com a crucificação do Filho de Deus, a simbologia, mesmo com caráter de sofrimento, fez prevalecer o sentimento de fé e renovação.

A missão de Jesus

Recomeçar significa sacrificar-se. A cruz cristã é entendida como uma ponte para o bem, o caminho correto que liga o homem e Deus. Cristo recebeu a missão de nos salvar, e assim o fez, através de sua crucificação. Com o sacrifício, deixamos os pecados para trás, aceitamos nosso destino e assim, vivemos em paz.

Prece iluminada

“Nós vos adoramos, Senhor santíssimo, Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas Igrejas da Terra, e vos bendizemos, porque resgatastes o mundo pela vossa santa cruz.”

LEIA TAMBÉM

Texto e pesquisa: Gabriela Carvalho/Colaboradora | Edição: Júlia Martins/Colaboradora