Conheça a origem da famosa frase “até tu, Brutus?”

Marcus Brutus era filho adotivo do imperador romano Júlio César. A tão conhecida frase foi dita pelo pai ao ver o filho entre seus assassinos

até tu brutus assassinato de júlio césar
FOTO: Pintura do assassinato de Júlio César, por Karl von Piloty (FOTO: Wikimedia Commons)

Você sabia que Júlio César, o grande imperador de Roma, foi quem quem proferiu – e eternizou – a sentença “Até tu, Brutus?”. Como expressão de surpresa empregada em contextos de traição e deslealdade, o comandante a direcionou ao seu filho enquanto morria! Conheça a história: 

Brutus, o filho traidor

Júlio César foi um dos políticos mais importantes que estiveram à frente do Império Romano, sendo considerado por muitos historiadores e estudiosos um dos maiores da história como comandante militar. Parte da dinastia Julio-Claudiana, foi essencial na transição de Roma de República para o Império.

No entanto, o imperador romano foi vítima de uma conspiração de senadores que armaram tudo em segredo. O pior é que o filho adotivo de Júlio César, Marcus Brutus, também fazia parte do complô que tinha como objetivo tirá-lo do poder.

até tu brutus assassinato de júlio césar

FOTO: Pintura do assassinato de Júlio César, por Karl von Piloty (FOTO: Wikimedia Commons)

A armação resultou no assassinato do imperador, em 15 de março de 44 a.C., com punhaladas dadas pelos próprios senadores. Na hora da morte, Júlio César reconheceu o filho entre o grupo de assassinos e, surpreso com sua atitude, disse a famosa frase: “Até tu, Brutus, filho meu?”.

SAIBA MAIS

Conheça a história de Júlio César

Hábitos romanos: comer (e, muito) era tudo o que queriam!

Texto: Redação Edição: Érika Alfaro