Organize seus alimentos: 12 dicas de como cuidar da sua despensa!

Uma boa organização e limpeza são fundamentais pra conservar alimentos e temperos. Saiba como manter sua despensa prática para seu uso!

Armário de armazenamento de mantimentos
Foto: Shutterstock Images

Ter uma despensa organizada é essencial para economizar espaço, tempo e paciência na hora de cozinhar. Por isso, a personal assistant Regina Sundfeld e a personal organizer Juliana Faria contaram todos os seus truques para conquistar uma cozinha livre de estresse.

Cozinha com armários em madeira e dispensa organizada

Foto: Shutterstock.com

1 – Categorias

Divida primeiramente os alimentos entre doces e salgados. Depois, em categorias: matinais (achocolatados, cereais e chás), biscoitos e salgadinhos, grãos e farináceos (arroz, feijão, lentilha, farinha de trigo), enlatados salgados (atum, milho, ervilha, molhos) e enlatados doces.

2 – Validade

Preste sempre atenção no vencimento dos produtos. “Quando for guardá-los, procure deixar aqueles que vão vencer na frente dos outros para que sejam consumidos o quanto antes”, ensina Regina.

3 – Embalagens abertas

Farinha de trigo, arroz, feijão ou biscoitos que tiveram seus sacos abertos devem ser guardados em potes bem fechados para que não estraguem ou amoleçam. Caso não seja possível, use um prendedor para conservá-los.

Potes com temperos diferentes

Foto: Shutterstock.com

4 – Potes e etiquetas

Para alimentos retirados das embalagens e guardados em potes de vidro ou plástico, coloque etiquetas com o nome do produto e a data de validade. Os potes evitam que, caso apareçam carunchos, outros mantimentos sejam contaminados por eles, como acontece facilmente com as comidas em sacos plásticos.

5 – Limpeza

Retire todos os condimentos das prateleiras e passe um pano úmido com detergente. Para finalizar, passe outro pano umedecido apenas em água e espere secar. “É importante evitar produtos que possam passar cheiro para os alimentos”, adverte Juliana.

6 – Não tem despensa?

A solução é improvisar com o armário da cozinha. “Coloque fôrmas, travessas e bandejas em organizadores verticais, e aproveite o espaço extra para os alimentos”, sugere Juliana.

Armário de armazenamento de mantimentos

Foto: Shutterstock.com

7 – Temperatura

Para que os alimentos não estraguem com facilidade, a despensa deve ficar em um lugar fresco, onde não bata sol ou faça muito calor. “Ter uma janela para ventilação é fundamental para a conservação dos alimentos”, afirma Regina.

8 – Tudo sequinho!

A despensa também não pode ter umidade para que os alimentos durem mais. Caso este seja o seu problema, utilize um desumidificador. Há alguns no mercado que custam em
média R$ 50.

9 – Onde construir?

De acordo com Juliana Faria, o melhor local para uma despensa na cozinha é, assim como a geladeira, o mais próximo possível da linha de preparo dos alimentos.

Mantimentos dentro de potes

Foto: Shutterstock.com

10 – Atenção!

Tome cuidado para não deixar nenhum alimento caído ou fora da embalagem. É muito importante conservar a despensa sempre limpa para não juntar formigas e outros bichos. Eles podem ser uma fonte de contaminação.

11 – Fácil de encontrar

Uma boa iluminação é fundamental para que possamos encontrar os produtos que queremos a qualquer hora do dia. Colocar os produtos menores, como temperos, gelatinas e barras de cereais, em cestas organizadoras também facilita na hora de guardá-los e acessá-los.

12 – Otimize os espaços

Para despensas pequenas, a dica é utilizar organizadores que consigam diminuir os vãos mais altos das prateleiras e aproveitar melhor os espaços para guardar os alimentos.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM