Passo a passo para organizar a fruteira de maneira funcional

Saiba como guardar as frutas para evitar o desperdício de alimentos

organizar a fruteira
Foto: Reprodução/Shutterstock

Organizar a fruteira pode ser uma excelente maneira de manter o controle sobre os alimentos que estão próximos de estragar e ainda serve como uma forma de decoração do ambiente. Com as frutas, a cozinha ganha vida e o seu corpo mais saúde e nutrientes. Por isso, veja algumas dicas de como realizar a disposição delas para que sejam preservadas por mais tempo.

Como organizar a fruteira para evitar o desperdício

Limpeza

Em cestas, bacias, pratos, gavetas… Não importa como é a sua fruteira, o importante mesmo é organizá-la de maneira funcional. Já sabe onde vai guardar suas fruta? Agora, é entender que este local precisa permanecer sempre limpo e longe de bactérias. Além disso, vale ressaltar que os alimentos sempre devem ser lavados e secados até serem colocados em suas devidas disposições.

Decoração

Agora que já está tudo limpinho, procure aloca-la em um espaço que fique em harmonia com os móveis da cozinha (desde que sejam frescos e arejados). Caso você tenha uma fruteira de prato, uma dica é colocá-la no centro da mesa de jantar. Além disso, uma peça bem colorida traz alegria e vida ao ambiente.

O que guardar na fruteira?

Tanto as frutas, como os vegetais emitem etileno. Este gás natural não possui toxidade, mas pode fazer com que outros alimentos que contém uma quantidade menor dele amadureçam mais rápido. Para evitar a perda de qualquer produto, é importante armazenar aqueles que são sensíveis a substância em local separado.

Abacate, abacaxi, banana, figos, maçã, mamão, manga, melão, pera, pimentão, tomate e uvas possuem alta concentração de etileno e podem ser guardados juntos na fruteira, fora da geladeira. Cebolas, alhos e batatas também podem permanecer fora do refrigerador, em outro local separado.

O que deve ir para a geladeira?

Ainda que alguns alimentos fiquem lindos na fruteira, é preciso estar atento para mantê-los no local em que são melhor preservados. Guardar os produtos na geladeira é uma forma de retardar o processo de amadurecimento (evitando que estraguem) e manter seus valores nutricionais.

Abacates, mangas, melancias, pêssegos, morangos e abacaxis maduros, cenouras e abobrinhas, folhas frescas (em recipientes fechados) e melão cortado devem ser guardados na geladeira para que não estraguem com tanta facilidade.

Dica bônus:

Mesmo que você já tenha lavado os alimentos para organizar a fruteira, é sempre importante passar uma água neles novamente antes de consumi-los, já que, possivelmente, eles ficarão expostos à bactérias por pelo menos alguns dias.

Leia também: