Preces de São Camilo para manter a saúde em dia

Conheça a história do divino protetor dos doentes e dos hospitais

oração de São Camilo
Ilustração: Reprodução

Como diz o famoso ditado popular: com saúde não se brinca! Por isso, se não está se sentindo muito bem, procure um médico imediatamente. E, aliado a essa atitude, você também pode pedir a ajuda dos Céus para fortificar a sua resistência e te proteger dos males do corpo e da alma. E não há data mais especial para essa graça do que 14 de julho, o dia de realizar uma oração de São Camilo.

O divino, que é o padroeiro dos doentes e dos hospitais, pode ajudar a afastar problemas físicos de todos os tipos. Peça a ele para que cuide de você e das pessoas do seu convívio, assim nada será capaz de atingi-los ou afligir quem tanto ama com dores insuportáveis ou que diminuem a alegria da vida.

História de vida

São Camilo nasceu na Itália, em uma pequena cidade chamada Bucchianico, em 1550. Sua mãe, Camila Compelli, o educou e o ensinou os costumes cristãos até o jovem completar 13 anos, quando esta veio a falecer. Assim, passou a viver apenas com seu pai, João de Lellis, que era oficial do exército e, por isso, pouco ficava com a família.

João também passou a doutrinar seu filho por meio da Bíblia, mas logo percebeu o desinteresse do rapaz, colocando-o para trabalhar como soldado no quartel. Alguns anos se sucederam até que o pai de Camilo morresse, o que despertou ainda mais a revolta do adolescente, que já tinha fama de briguento.

Aos 18 anos, Camilo participou de uma campanha contra os turcos. Porém, devido a um tumor em um dos pés, o santo teve que abdicar da carreira militar. Para tratar de sua doença, ele recorreu ao hospital de São Tiago, em Roma, onde teve contato e compaixão pelos outros doentes. Mas seu vício no jogo o fez perder tudo e sair do local.

Indo de hospital em hospital para curar sua ferida, Camilo encontrou os franciscanos capuchinhos e quis trabalhar na obra de Deus. Foi aí que ele iniciou sua conversão. Até que um dia o jovem teve uma visão divina que nunca foi revelada. Após esse episódio, ele perdeu a vontade de jogar e se converteu completamente, aos 25 anos, ordenado sacerdote.

Mesmo com suas dores no pé, Camilo retornou ao hospital de São Tiago para tratar e cuidar dos enfermos. Com trabalho voluntário, o rapaz ajudou os doentes que estavam abandonados e espalhava amor e bondade a todos.

A história do divino ganhou notoriedade. Ele era procurado por muitas pessoas que tinham, principalmente, problemas de saúde – e foi dessa forma que a oração de São Camilo se popularizou pelo mundo.

São Camilo, então, ficou conhecido por ser padroeiro dos enfermos e dos hospitais. Morreu em 14 de julho de 1614, data que, atualmente, é marcada com celebração e homenagem.

Conheça a oração de São Camilo para a sua necessidade

Súplica a São Camilo

“Querido São Camilo, vós soubestes reconhecer no rosto dos enfermos e necessitados a figura do próprio Cristo Jesus e os auxiliastes a ver na doença uma esperança de vida eterna e cura. Vos pedimos para que tenha o mesmo olhar de compaixão para com (diga o nome da pessoa), que neste momento se encontra num período doloroso de trevas. Queremos pedir-vos para que intercedas junto a Deus para que não haja sofrimento durante o seu período de restabelecimento. Conduz as mãos dos profissionais de saúde para que possam fazer um diagnóstico seguro e preciso, dando um tratamento caridoso e sensível. Seja-nos favorável, São Camilo, e também não permitais que o mal da doença chegue em nossa casa, a fim de que sãos, possamos render glória à trindade santa. Assim seja. Amém”.

Para atrair saúde

“Piedosíssimo São Camilo, que chamado por Deus para ser amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assisti-los e confortá-los, contemplai do céu os que vos invocam, confiados no vosso auxílio. Doenças da alma e do corpo, fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno. Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtendo-nos a santa resignação às disposições divinas, e na hora inevitável da morte, confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade. Assim seja”.

Reverência a São Camilo

“Nós vos reverenciamos, São Camilo de Lélis, por amparar os doentes e enfermeiros, pela sua bondade, dedicação e pelo amor a Deus. Por seu valor inestimável que sempre carregou em sua alma, nós também vos reverenciamos e pedimos que permitais que os caminhos desses filhos doentes sejam abertos para a cura, e a sabedoria e o discernimento dos enfermeiros sejam redobrados para que eles tenham suas mãos abençoadas para ajudar os doentes quando necessário. São Camilo de Lélis, sua proteção é reverenciada diante de todos nós fiéis que sempre acreditamos em seus milagres. Preservai-nos de todos os males. Amém!”. (Reze um Credo)

Cura de todos os males

“Ó São Camilo, que, imitando Jesus Cristo, destes a vida pelos vossos semelhantes, dedicando-vos aos enfermos, socorrei-me na minha doença, aliviai minhas dores, fortalecei meu ânimo, ajudai-me a aceitar os sofrimentos, para purificar-me dos meus pecados e para conquistar os méritos que me darão o direito à felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. São Camilo, rogai por nós”.

Não esqueça de sempre realizar a oração de São Camilo com muita fé e amor no coração. Mentalize o seu pedido e ore clamando pelo poder do divino.

Leia também: