Óleos essenciais para usar diariamente e melhorar sua saúde

As composições têm características próprias que ajudam a tratar diversos problemas físicos e mentais

Óleos essenciais
Foto: Shutterstock

A aromaterapia é utilizada há milhares de anos e usa as propriedades das plantas para tratar de problemas físicos e emocionais. As composições naturais são conhecidas como óleos essenciais, que podem ser utilizados de diversas maneiras. Desde banhos de imersão, escalda-pés, até em massagens localizadas. Não são poucas as ocasiões em que a especiaria pode fazer parte da sua vida.

Para se beneficiar dessa técnica, pingue algumas gotas na água ou use diretamente na pele. Você também pode colocar algumas gotas em um difusor: fique perto por alguns minutos e logo sentirá os resultados. Cada tipo de mistura traz benefícios únicos, que podem ser aplicados no dia a dia.

Saiba quais são alguns dos óleos essenciais mais poderosos

Lavanda

Além de ser uma opção que não irrita a pele e que possui poucas contraindicações (a não ser em casos de alergias específicas), é um dos mais usados e combate estresse, tensões nervosas, ansiedade e depressão. Também é um excelente aliado para quem tem problemas de digestão e no tratamento da insônia: coloque uma gota no travesseiro para relaxar e ter uma boa noite de sono.

Manjerona

Ajuda a superar o sofrimento, as mágoas e até mesmo os traumas psicológicos mais profundos. Auxilia no raciocínio, a ter mais confiança, alivia os sintomas de ansiedade, estresse e pode proporcionar sensação de conforto. A manjerona é uma ótima pedida para pessoas hiperativas,  para quem possui ciclo menstrual desregulado e no alívio de hematomas, já que estimula o fluxo sanguíneo. Por outro lado, o óleo pode diminuir a libido.

Laranja

Conhecido como o “óleo da alegria”, ele ajuda a esquecer as preocupações, traz ânimo e empurra para a conquista dos objetivos. Além disso, também auxilia no combate ao estresse, desânimo, depressão e é um ótimo produto natural para cuidar da pele e do cabelo.

Alecrim

Aquieta a mente, combate o cansaço e ainda levanta o astral. O óleo alivia os sintomas de indigestão, de dores de cabeça, estimula o crescimento de cabelo e é uma ótima pedida para manter uma rotina de cuidados com a pele.

óleos essenciais

Foto: Reprodução

 

Alfazema

Alivia dores de cabeça e acalma a mente. Também afasta as energias negativas nos ambientes. A planta tem muitos benefícios e pode ajudar na sua saúde reduzindo a pressão arterial, diminuindo a febre, estimulando a cicatrização e até mesmo estabilizando o batimento cardíaco.

Canela

Excelente para eliminar o desânimo e para quando você precisar de coragem. Além disso, o óleo pode ser capaz de aliviar resfriados e é bastante indicado em casos de gripes. Conhecido como um excelente medicamento para conter infecções causadas por vírus e doenças contagiosas. Ideal para ser usado durante o período em menstrual, diminuindo a intensidade de sangramento e aliviando cólicas.

Gengibre

O óleo essencial de gengibre tem benefícios bastante semelhantes com os adquiridos na ingestão do próprio alimento fresco. Além de melhorar o humor e a disposição, impede que a timidez influencie em suas atitudes. Ele também pode ser usado para tratar náuseas, dores de estômago e doenças respiratórias.

Capim-limão

Também conhecido como capim cidreira, é muito bom para a concentração e a criatividade. Pode ser usado para combater a celulite, contra a má circulação e a transpiração desregulada. Outros de seus benefícios estão ligados ao seu poder de produção hormonal e de sedação, contribuindo para o alívio de dores em geral.

Grapefruit

Ele relaxa, melhora a autoestima e traz bem-estar. Um dos óleos essenciais mais indicados para ser usado quando estiver triste. O seu efeito é  restaurador e muito bom no combate ao estresse, por agir diretamente no sistema nervoso central. Háquem acredite que ele possua propriedades levemente hipnóticas.

Copaíba

Utilizado até como método de prevenção ao câncer, o óleo de copaíba é excelente para o tratamento de doenças de pele, como eczema, psoríase e dermatite, já que possui ação hidratante e capacidade de esterilizar e desinfeccionar lesões nos tecidos. Além disso, é uma ótima opção para quem busca relaxar a mente e se livrar de dores causadas por doenças reumáticas.

Leia também: