O poder dos alimentos combinados

Combinar os alimentos pode ser uma solução para quem quer suprir as necessidades de alguns nutrientes que o organismo necessita.

refeição, prato, filé, frango, grelhado, arroz, feijão,molho de tomate
Foto iStock.com/Getty Images

Uma alimentação saudável não significa apenas comer frutas, verduras e legumes em cada refeição de qualquer jeito. É importante conhecer os alimentos e suas propriedades, pois tendo noção de todos os seus benefícios  e para que servem as substâncias que os compõe fica mais fácil turbinar as refeições com uma dieta muito saudável.

refeição, prato, filé, frango, grelhado, arroz, feijão,molho de tomate

Foto iStock.com/Getty Images

 

Combinar pra quê?

Para proporcionar o maior número de nutrientes possíveis para o corpo. Os nutrientes são como a matéria-prima indispensável para qualquer organismo existir, pois colaboram para a manutenção das reações fisiológicas que ocorrem no corpo. Combinar de uma só vez dois ou mais nutrientes é uma medida inteligente que irá possibilitar a todos serem ainda mais válidos para o organismo.

Arroz e feijão

Um bom exemplo de combinação perfeita é a mistura de arroz com feijão: “A combinação desses dois alimentos tão comum na mesa do brasileiro é considerada perfeita em termos nutricionais. Além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro. Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão. Já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas tem em abundância no arroz”, explica a nutricionista Fernanda Granja.

Como deter os radicais livres!

Para minimizar as consequências dos produtos industrializados no organismo, basta consumir alimentos naturais. Produtos industrializados deixam escapar boa parte dos nutrientes originais dos alimentos a partir do qual são produzidos. O resultado é um acúmulo de toxinas no organismo após sua ingestão, o que favorece a presença dos temidos radicais livres: “Estudos mostram que a ingestão de grande quantidade de hortaliças e alimentos verdes pode neutralizar a formação de radicais livres que, por sua vez, aumentam risco do desenvolvimento câncer e aceleram o envelhecimento”, confirma a nutricionista.

Saiba mais:

Como se alimentar melhor

5 motivos para aderir à reeducação alimentar

Vantagens dos alimentos antioxidantes

Consultoria Fernanda Granja, nutricionista