Como descobrir o seu estilo pessoal?

Especialista dá dicas para entender o seu estilo pessoal e explica a importância disso na nossa vida

Descobrir o seu estilo pessoal pode ser um grande passo para o autoconhecimento
Descobrir o seu estilo pessoal pode ser um grande passo para o autoconhecimento - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 09/03/2022 às 19:00
Atualizado às 19:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com as tendências do mundo da moda aparecendo e mudando com uma grande rapidez e a pressão para estar sempre vestindo aquilo que está em alta no momento, muitas vezes fica até difícil separar qual é o seu próprio estilo dentro disso tudo, não é mesmo? Mas não se preocupe: você com certeza tem um estilo, talvez só não tenha entendido ele ainda.

E descobrir o seu próprio estilo pode ser algo muito interessante e até ajudar você a se entender melhor em outras áreas também. “Descobrir o próprio estilo é um dos possíveis passos dentro de um processo de autoconhecimento”, explica a consultora de moda e estilo Alice Brunetto. Para ela, essa jornada de entender o seu estilo pessoal também pode trazer várias vantagens, como:

  • Não se comparar tanto com os outros por entender que cada um tem um estilo único e pessoal;
  • Fazer melhores escolhas em termos de investimento na hora de comprar roupas, acessórios, maquiagem e outros produtos do universo da moda;
  • Ter mais facilidade para se vestir no dia a dia de um jeito rápido e satisfatório;
  • E, com tudo isso, aumentar a sua autoconfiança. 

Assim, dá para perceber que a descoberta do seu próprio estilo é algo muito importante e que, além de fazer com que você consiga passar a sua essência a partir daquilo que veste, ainda pode ajudar a não ficar com tantas roupas paradas no guarda-roupa que nunca serão usadas, não é mesmo?

Por isso, separamos algumas dicas de Alice Brunetto para você começar a entender melhor o seu estilo pessoal:

Observar e entender o seu guarda-roupa

O primeira passo para alguém descobrir o seu próprio estilo é olhar as coisas que já tem no guarda-roupa. “Seu armário tem o poder de te contar a história do seu estilo pessoal”, diz Alice. A partir disso, você pode refletir sobre quais das peças que estão ali você mais gosta e o que tem em comum entre elas.

roupas
Olhar para o seu próprio guarda-roupa é um bom primeiro passo para entender o seu estilo pessoal - Shutterstock

Referências

Segundo a especialista, procurar referências também pode ser de grande ajuda nesse momento. Para isso, você pode, por exemplo, observar os looks de pessoas cujo estilo você admira e entender por que você gosta deles.

Moodboard

Nesse momento da busca por referências, uma boa ideia é fazer um moodboard, que é basicamente um mural com as imagens que você separar, que pode ser feito em formato físico ou virtual. Assim, deixando-as todas no mesmo lugar, fica mais fácil de você entender o que gosta ou não em questão de cores, texturas e combinações, por exemplo, e quais imagens realmente têm a ver com você.

“Quando você monta esse mural com várias imagens que sente que te representam e, ao finalizar, observa todas elas juntas ali, lado a lado, consegue identificar com muito mais facilidade o que fala a mesma língua e já eliminar o que não fala, entendendo porque determinadas imagens precisaram sair, e outras ficaram”, explica Alice.

moodboard
Um moodboard junta imagens de roupas, cores e texturas que você gosta e pode ajudar muito na hora de descobrir o seu estilo - Shutterstock

Olhar para dentro

Por fim, é muito importante olhar dentro de si mesma e refletir bastante sobre algumas questões. Perguntas como “por que eu gosto disso?” ou “por que não gosto daquilo?” podem ser um bom começo. “Eu diria que é muito mais importante buscar dentro do que fora”, diz a consultora de moda e estilo.

Pensar no que combina com o seu estilo de vida e conhecer melhor o seu corpo para saber aquilo que gostaria valorizar também podem ser uma boa pedida nesse momento.

Fonte:Alice Brunetto, consultora de moda e estilo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.