13 mitos e verdades sobre depilação

Para solucionar as dúvidas que muitas mulheres tem sobre a depilação, que tal conferir 14 mitos e verdades sobre essa técnica?

Foto: Shutterstock

Na sexta-feira (15) a apresentadora Giovanna Ewbank decidiu dar uma “passadinha” nos bastidores da novela “Liberdade, Liberdade“. Ela aproveitou para entrar no clima das atrizes que, para interpretar personagens do século XIX, optaram por não se depilar, com o intuito de fazer um retrato mais fiel dos costumes dessa época.

Bertoleza e sua depilação de época… Amo! #Bertoleza #liberdadeliberdade #lovemyjob

A photo posted by Sheron Menezzes (@sheronmenezzes) on

Para esclarecer as dúvidas que muitas mulheres têm quando o assunto é depilação, que tal conferir 13 mitos e verdades sobre essa técnica?

1. Retirar totalmente os pelos da virilha pode trazer riscos à saúde?

Verdade. A técnica da depilação completa não é recomendada por diversos ginecologistas, porque os pelos pubianos servem de proteção contra a invasão de bactérias.

2. Depilar antes ou durante o período menstrual causa mais dor?

Verdade. O ideal é que a depilação seja feita até 10 dias antes que o ciclo comece. Durante o período pré-menstrual, o organismo retém água e estica a pele, aumentando a sensibilidade à dor.

3. Depois da depilação na virilha, o ideal é usar calcinha de algodão ou/e dormir sem calcinha?

Verdade. O certo é evitar roupas muito apertadas ou sintéticas. Dormir sem calcinha ou com calcinha de algodão vai prevenir a foliculite e outras inflamações ou irritações na pele.

4. A depilação pode manchar ou escurecer a pele?

Verdade. A pele pode ficar manchada com a depilação. Por isso o ideal é evitar exposição ao sol por pelo menos dois dias. Abuse do protetor solar mesmo em dias nublados.

5. Usar protetor solar nas áreas depiladas pode prevenir manchas?

Verdade. O protetor solar previne as manchas que podem surgir na pele depilada que fica descoberta.

6. Usar lâminas pode engrossar o pelo?

Mito. O que a lâmina faz é cortar o pelo de forma mais superficial. Logo, esse pelo que foi removido com a lâmina cresce mais rápido do que os retirados com cera, por exemplo.

7. Depilação pode encravar os pelos?

Verdade. A depilação é um processo traumático para a pele. Durante o crescimento dos pelos, depois da depilação, alguns não conseguem se exteriorizar e geram uma inflamação no local, o conhecido “pelo encravado”.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

8. Depilar as áreas mais sensíveis do corpo, como sobrancelhas e buço, pode deixá-las flácidas?

Mito. A flacidez acontece por causa do enfraquecimento das fibras de colágeno do corpo, e o uso de cera não é um processo tão profundo na pele. A flacidez tem outras causas, como exposição excessiva ao sol, uso de álcool e cigarro e alimentação inadequada.

9. A depilação pode causar varizes?

Mito. O uso de cera é um processo superficial que não atinge veias e microvasos localizados em áreas mais profundas da pele.

10. Depois da depilação, o ideal é não usar desodorante?

Verdade. O correto é manter a região livre de desodorantes por pelo menos 24 horas. Do contrário, é possível que aconteçam várias irritações, ardência ou vermelhidão na área depilada. Além disso, também podem surgir manchas.

11. A depilação pode causar aparecimento de espinhas?

Mito. O que costuma surgir depois da depilação é a foliculite, ou seja, a inflamação do folículo. Esse problema acontece por causa do entupimento do poro, que fica muito exposto depois da depilação. O ideal é deixar a área higienizada e evitar passar óleos e hidratantes por 24 horas.

12. Mulheres que não se depilam podem ter odor mais forte nas axilas?

Mito. Os pelos podem manter o local com maior umidade, por causa da transpiração natural durante o dia. É a umidade que favorece o aparecimento de bactérias naturais da pele, que causam o mau odor, mas isso não está diretamente relacionado a presença dos pelos, já que pode ocorrer mesmo se as axilas forem depiladas. O certo é utilizar antitranspirantes ideais para cada tipo de pele, independente da presença ou não dos pelos.

13. A pele de quem não se depila fica diferente de alguma forma?

Verdade. A pele que não sofre os processos de retirada dos pelos são menos “agredidas“. Com os pelos, a cútis fica mais protegida dos efeitos do sol, as áreas ficam mais claras e menos foto-envelhecidas, com menor ocorrência de manchas na pele.