Muito além do sal: os melhores temperos para sua salada

Conheça diversos tipos de temperos para turbinar o sabor da sua salada! São várias opções para todos os gostos! Experimente!

salada-temperos
FOTO: Shutterstock

Não só de azeite e sal é feita uma salada. Aliás, em alguns casos, o saleiro é até dispensável, pois com os temperos certos você pode deixar seu prato de verduras bem condimentado e mais apetitoso, sem a necessidade de salgar a todo momento! Entre os ingredientes indicados para dar um toque a mais na salada estão as especiarias, ervas aromáticas, iogurtes, vinagres, cebola e alho, entre outros. Aproveite!

temperos

Foto: Shutterstock

  • Alho e cebola

Eles também podem temperar pratos crus, sem a necessidade de irem ao fogo. Para não deixar sua salada com um gosto acentuado, o indicado é usar apenas um dente de alho, picado em pedaços bem pequenos, para uma tigela de salada. Já na hora de usar cebola, prefira os tipos mais suaves, como a cebola roxa. Passe-a na água fervente só para amenizar o gosto. Os dois alimentos contêm substâncias anticancerígenas e são melhor aproveitadas quando são consumidos crus.

  • Azeite aromatizado

O óleo de oliva costuma ser a primeira opção para temperar a salada, tanto pelo sabor único, quanto pelas vantagens nutricionais (é antioxidante e ajuda a regular os níveis de colesterol bom e mal). Mas você pode potencializar o sabor com tipos temperados seja com ervas, alho, limão etc. Caso tente fazer em casa, é importante não inserir os alimentos diretamente no frasco de azeite, para evitar a contaminação. A técnica de infusão que leva ao fogo é mais indicada, porém é recomendado auxílio de um profissional.

iogurte-temperos

Foto: iStock.com/Getty Images

  • Iogurte

É perfeito para dar uma cremosidade à salada e apetecer o paladar. E a escolha é melhor que temperos feitos à base de maionese, uma vez que o iogurte natural é um alimento mais completo. “É rico em lactobacilos vivos, fibras, vitaminas, minerais e probióticos. Já a maionese, podemos citar a gordura monoinsaturada e vitamina A”, compara Fátima Corradini Domingues, nutricionista.

  • Vinagres

Balsâmico, de maçã e à base de vinho ou outro álcool. Esses são alguns tipos encontrados nos mercados e todos são indicados para dar um sabor extra ao prato. O balsâmico tem como base o vinho tinto, e possui um sabor característico e acentuado, ideal para saladas com tomate. O de maçã e aqueles feitos à base de vinho ou álcool são recomendados para vinagretes, mas sempre em proporção menor ao óleo, para não deixar o gosto ácido sobressair.

temperos-ervas-especiarias

Foto: iStock.com/Getty Images

  • Ervas aromáticas

Não faltam opções: tomilho, manjericão, alecrim, orégano, louro, cebolinha, salsinha, coentro, hortelã… Além de temperar a salada, ainda são ótimas opções para fazer molhos cremosos ou temperar óleos.

  • Especiarias

Cardamomo, pimenta, gengibre, cúrcuma e mostarda em grãos não são necessariamente usados apenas em pratos quentes. Na salada, eles desempenham o papel do sal, em acentuar o sabor, fazendo com que você diminua a quantidade de sódio. Esse hábito ajuda na redução da retenção de líquidos e estimula o paladar com sabores diferentes.

 

Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Juliana Castelli e Fátima Corradini Domingues, nutricionistas

 

LEIA MAIS