12 podcasts brasileiros para começar a escutar agora

Opções sobre todos os assuntos e para todos os gostos

melhores podcasts
Foto: iStock

Certamente você já ouviu falar de alguns dos melhores podcasts, mas talvez ainda não tenha se aventurado em nenhum deles. O conteúdo em áudio, que é normalmente exibido em séries de episódios, vem acumulando cada vez mais adeptos ao redor do mundo, principalmente por ser uma forma mais dinâmica de acompanhar as notícias e debates sobre temas diversos, por exemplo.

Segundo o Spotify, que já é o segundo streaming de distribuição do formato no mundo, no futuro, os podcasts representarão cerca de 20% de tudo o que as pessoas ouvirão na plataforma. E, para te ajudar a entrar de vez nessa onda e não ficar de fora dessa tendência, nós separamos alguns programas brasileiros sobre diversos assuntos. Tem para todos os gostos!

Como tudo começou

No Brasil, o formato começou a ganhar mais visibilidade após a criação do ‘Presidente da Semana’, da Folha de S.Paulo, que se inspirou em uma série do The Washington Post, que foi ao ar durante as eleições estadunidenses em 2016.

Apesar da série já ter terminado, o sucesso fez com que mais e mais brasileiros se interessassem em consumir o conteúdo e também produzir, o que contribuiu para uma enorme quantidade de podcasts dos variados temas no mercado nacional.

Conheça alguns dos melhores podcasts brasileiros

Mamilos

O Mamilos, que é apresentado por Cris Bartis e Ju Wallauer, é um dos podcasts mais fortes no mercado nacional atualmente. No ar desde 2014, os ouvintes encontram semanalmente debates sobre diversos temas polêmicos. Os programas “você não é o seu trabalho”, “remédio pra quê?” e “eu não sou racista” são ótimas opções para conhecer melhor o podcast.

Mas você vai sozinha?

Toda semana Gaia Passarelli recebe um convidado para falar de viagem. No ar desde outubro de 2018, a apresentadora já falou sobre diversos lugares e temas interessantes para os amantes das viagens.

Mulheres que escrevem

O ‘Mulheres que Escrevem’ está no ar desde abril de 2018 e tem mais de vinte edições apresentadas por Seane Melo e Taís Bravo.O programa semanal traz entrevistas com diversas com autoras e é repleto de boas indicações para quem gosta de se aventurar também em boas leituras.

High Low

Para os aficionados por moda, Isabel Junqueira e Olivia Merquior falam sobre moda de forma bastante profunda e trazendo temas relacionados aos grandes grupos de luxo e as marcas que estão surgindo no mercado fashion.

BroCast

Especializado em games, o podcast do site Nacionais, fala sobre os mais variados jogos em suas mais de 40 edições desde sua criação em março de 2018. O podcast aborda games como Fortnite e Battle Royale mas também está sempre relembrando os clássicos.

podcast gif - Google Search | Gif

Café da manhã

No podcast matinal da Folha de S. Paulo em parceria com o Spotify, os jornalista Rodrigo Vizeu e Magê Flores trazem as notícias do dia e os assuntos do momento de forma leve e simples para quem busca ficar por dentro dos últimos acontecimentos do Brasil e do mundo.

Bilheteria

No Bilheteria, desde sua estreia ainda em 2014, Henrique Sampaio, Heitor De Paola e Caio Teixeira falam sobre tudo o que está acontecendo no universo do entretenimento.

Xadrez Verbal

Um podcast com análises, críticas, convidados e debates que ajudam leigos e experts a entender um pouco mais de política internacional.

Salvo Melhor Juízo

O podcast sobre direito é uma ótima opção tanto para aqueles que tem uma grande bagagem sobre o tema, quanto para os leigos. No ar desde fevereiro de 2016, o podcast já possui mais de 70 episódios e já abordou os mais diversos e polêmicos temas como aborto e direitos dos animais.

Anticast

Apresentado por Ivan Mizanzuk, o podcast está no ar desde 2011 e é um dos clássicos brasileiros. Durante os episódios são abordados temas relacionados à política, arte, história, cultura digital e outros assuntos.

Um Milkshake Chamado Wanda

O podcast do site Papel Pop traz  a cada episódio debates, jogos, entrevistas e abre espaço até mesmo para conselhos sentimentais. A apresentação é feita por Phelipe Cruz, Marina Santa Helena e Samir Duarte e está no ar desde agosto de 2014.

Bom dia, Obvious

Marcela Ceribelli, que é CEO e diretora criativa da Obvious, conversa com diversas convidadas sobre assuntos atuais do universo feminino: saúde mental, autocuidado, carreira, autoestima, relacionamentos e outros.

Stock Pickers

Apresentado por Thiago Magalhães, o Stock Pickers é o maior podcast sobre ações no Brasil. Reúne gestores, analistas, traders e investidores em um debate sobre mercado e seus movimentos.
Leia também: