Medalha de São Bento: história, significado e orações ao santo

Comemorado no dia 11 de julho, o dia do santo é tempo de relembrar sua trajetória de fé e determinação

Por Laylla Fiore - 11/07/2018
medalha de são bento, história e orações

Ilustração: Elias Silveira

Considerado por muitos o ‘pai da Europa‘, no dia 11 de julho comemora-se o dia de São Bento. O padroeiro, nomeado pela igreja católica, é um grande exemplo de devoção, fé e determinação. Para os que necessitam de proteção, a medalha de São Bento é o objeto sagrado indispensável no cotidiano. Conheça mais sobre a história e trajetória do santo!

A medalha de São Bento e seu poder de proteção contra o mal

Com escrituras em latim, a medalha de São Bento possui uma cruz onde estão as iniciais C S S M L, que significa “A cruz sagrada seja minha luz”, e N D S M D, que é “Não seja o dragão meu guia”. Ao redor do símbolo sagrado, estão as letras C S P B, ou seja, “Cruz do Santo Padre Bento”.

No topo da medalha de São Bento, está a palavra Pax, que significa “paz”. No círculo em volta do símbolo estão as letras V R S N S M V que significa “Retira-se, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs” e também as letras S M Q L I V B, que é “É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos”.

Agora que você já conhece o significado da medalha de São Bento, confira algumas preces especiais ao santo:

Súplica a São Bento

“Ó glorioso São Bento, vos pedimos para que nos livreis da tentação do maligno. Seja-nos um protetor que calcarás com pés a satanás e a todos os anjos decaídos que nos atormentam e afastam de Deus. Pedimos para que o senhor empunhe a sagrada cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e afugente todo o princípio do mal que nos impedem de seguir a luz verdadeira: Deus. Queremos pertencer aos Céus e renunciar a todas as obras das trevas que nos tornam doentes espirituais. Com vossa oração, fazei correr o demônio de nossa casa e do nosso trabalho. Sabemos que só é no Redentor que encontramos a verdadeira salvação, a graça e a consolação. Consagramo-nos de modo integral a nossa vida ao Pai, para que sejamos contados como herdeiros das primícias celestes e possamos propagar a boa notícia da redenção a todos os que se encontram encarcerados pelo poder do mal. Pela intercessão de São Bento, Nosso Senhor Jesus Cristo afaste satanás de nossa vida. Amém.”

Prece ao santo

“Glorioso São Bento, a vossa santidade, unida à força de Deus em vossa alma e em vossa mente, vos tornou capaz de desmascarar a trama dos maus. Até o copo com veneno estremecendo, partiu-se em mil pedaços e a droga venenosa perdeu sua força maléfica. São Bento, em vós confio! Dai-me calma e tranquilidade: dai força à minha mente e ao meu pensamento para que, unindo-me ao poder infinito de Deus, eu seja capaz de reagir contra as ameaças do mal espiritual, da calúnia e da inveja. Ajudai-me também a vencer as doenças do meu corpo e da minha mente. Que Deus me ajude e São Bento me proteja. Amém.”

Adoração ao padroeiro da Europa

“Querido São Bento, pela adoração que todos nós fiéis temos por vós, em especial, nós arquitetos, aqui estamos a vos pedir que fortaleça nossa esperança, faça com que superemos qualquer desafio e provação, que nos guie em nosso trabalho e nos ensine a trabalhar da melhor forma possível para o sustento próprio e de nossas famílias. Adorado São Bento, vossa presença entre nós é valiosíssima e não podemos perder as vossas ações de fé e amor. Dê-nos força e paz de espírito e ajude-nos a ter tranquilidade em nossos afazeres. São Bento, abençoado! Damos graças a vós!” (Reze três Pais-Nossos, três Ave-Marias e três Credos)

Pedido ao santo

“Glorioso santo, que por toda a tua vida elegeste como prioridade a verdade, os princípios religiosos e a clareza em tudo, não permita que eu caia em tentação, deixando-me levar pela violência, pela preguiça ou pela gula. Ao olhares para mim, com esses olhos iluminados, que eles emanem somente bondade, castidade e obediência, para que eu possa viver em paz com o meu coração e com a minha alma. Por Jesus Cristo, São Bento, socorra-me!”

 

LEIA TAMBÉM: