Mamão faz milagres para digestão. Conheça outros benefícios!

Você sabia que o mamão possui uma enzima que facilita a digestão? Por isso a fruta é considerada uma aliada do intestino. Veja mais!

mamao-benefecios-saude
Foto: iStock.com/Getty Images

“O mamão foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio contra prisão de ventre”, diz a nutricionista Daniela Jobst. Além desse benefício, essa fruta totalmente tropical pode fazer milagres pela sua saúde. Quer saber quais são? Confira!

 

mamao-benefecios-saude

Foto: iStock.com/Getty Images

 

O mamão contém papaína, enzima que facilita a digestão e favorece o intestino. Com o órgão funcionando melhor, o organismo inteiro se regula: cabelos e pele ficam mais bonitos, a barriga desincha e o risco de problemas no sistema digestivo é afastado.

Além disso, o suco feito com a fruta alivia a sensação de peso após as refeições e neutraliza o excesso de acidez no estômago, prevenindo a gastrite. Quer outro benefício? O mamão ainda possui boa quantidade de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A no organismo. A vitamina A é fundamental para a saúde dos olhos e da pele. O nutriente previne cegueira noturna, conjuntivite, degeneração macular e lesões na pele, pois tem ação anti-inflamatória.

Consequências da prisão de ventre

É importante manter o intestino regulado porque a prisão de ventre é capaz de causar mais transtornos do que apenas uma cólica. O problema pode desencadear doenças retais, como hemorroidas, fissuras anais e até câncer. Entre os problemas menos graves estão os estéticos, principalmente a distensão abdominal, pele oleosa e celulite, que ocorrem quando o organismo não consegue liberar as toxinas. A prisão de ventre também inibe a produção do hormônio serotonina, que dá a sensação de bem-estar. O resultado é estresse e mau humor. O problema pode ser causado pela baixa ingestão de fibras e líquido, dieta rica em alimentos refinados (açúcar e farinha branca), uso de medicamentos, doenças inflamatórias intestinais, etc.

fibras aveia linhaca

FOTO: iStock.com/Getty Images

Combinações poderosas do mamão

Boa fonte de fibras, o mamão facilita o funcionamento do intestino. Adicionar linhaça ou aveia no suco da fruta potencializa o seu efeito digestivo, pois ambos os cereais também são ricos em fibras. Além de melhorar a digestão, as fibras ajudam a regular o colesterol. Assim como o mamão, os alimentos de tom amarelo ou alaranjado são ricos em betacaroteno e, por isso, protegem a pele. Combinar o suco de mamão com a cenoura, por exemplo, proporciona um bronzeado mais bonito. O mamão possui boa quantidade de vitamina C (que fortalece as defesas do corpo) e de potássio (mineral que participa das contrações musculares e regula a pressão arterial).

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Daniela Jobst, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM: