9 melhores livros com temática LGBTQIA+

Conheça opções incríveis de grande autores para entender sobre a importância da diversidade

livros com temática lgbt
Foto: Reprodução

Está pensando em começar a ler livros com temática LGBT? Saiba que isso é muito importante para que a comunidade seja cada vez mais fortalecida. Afinal, é por meio do conhecimento que, verdadeiramente, combatemos o preconceito enraizado na sociedade.

Além disso, vale ressaltar que, ainda que a LGBTQI+ fobia seja considerada crime em todo o território nacional, a violência contra esse grupo continua sendo assídua. Segundo um relatório divulgado pelo ‘Grupo Gay da Bahia’ (GGB) em 2019, no Brasil, ocorre em média uma morte de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais e outros a cada 23 horas. O país é, também, o que mais mata travestis e transexuais no mundo.

Livros com temática LGBT para ler e fortalecer a resistência

Giovanni, de James Baldwin

A obra de James Baldwin foi escrita em um contexto conservador da década de 1950 e, mesmo assim, continua extremamente atual. O autor negro, gay e militante conseguiu fazer da história um dos livros com temática LGBT mais emblemáticos das últimas décadas. Ao longo das páginas é retratado o dilema amoroso entre um jovem italiano e um norte-americano e toda a vida marginalizada causada por esse amor proibido.

Amor é amor, de Jamie Rich e Sarah Gaydos

livros com temática LGBT
Foto: Divulgação

‘Amor é amor’ é uma coletânea de histórias em quadrinhos que fazem homenagens às vítimas e sobreviventes do massacre de Orlando – um atentado terrorista doméstico que ocorreu em 12 de junho de 2016, na boate LGBT ‘Pulse’. A obra foi vencedora do prêmio Eisner 2017 na categoria Melhor Antologia.

Garoto Encontra Garoto, de David Levithan

Paul é aluno de uma escola que foge de todos os padrões convencionais. Lá, líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag queen e gays e héteros conseguem viver normalmente sem nenhum preconceito. Durante a narrativa, Paul se apaixona e precisa lidar com desafios para conquistar o amor, como a desaprovação de pessoas religiosas e o processo de aceitação de uma família.

Com amor, Simon, de Becky Albertalli

Foto: Divulgação

A obra vem para questionar alguns dos padrões tão enraizados na sociedade e faz isso por meio da personagem Simon, um adolescente gay que não conversa com ninguém sobre sua sexualidade. Apesar de não ter problemas com sua orientação sexual, ele não gosta da ideia de ter que dar explicações às pessoas. Tudo começa a mudar quando ele passa a trocar e-mails com um garoto misterioso.

Foucault e a Teoria Queer, de Heci Regina Candiani

O livro busca apresentar as bases filosóficas e culturais que deram origem ao que hoje chamamos de teoria queer de acordo com as principais ideias de Foucault em ‘História da sexualidade’. Para ele, gênero e sexualidade são categorias construídas pelo discurso, pela história, pela cultura e pela sociedade. A autora então questiona essa teoria e sugere novas hipóteses.

Stella Manhattan, de Silviano Santiago

livros com temática LGBT
Foto: Divulgação

Um dos primeiros livros nacionais a abordar a transexualidade, a obra mostra por meio das intrigas vividas entre exilados brasileiros nos EUA a movimentação do grupo de guerrilha revolucionária durante a época época do regime militar e os tempos de AIDS.

Amora, de Natália Borges Polesso

Vencedor do Prêmio Jabuti em 2016, Amora é um livro de contos sobre o amor feminino. A obra aborda diferentes aspectos das identidades dos dilemas vividos por mulheres em relação aos padrões e os tabus para afirmar a própria identidade de mulher e lésbica.

Imperfeito, de Robson Gabriel

livros com temática LGBT
Foto: Divulgação

Imperfeito é um romance pungente e, ao mesmo tempo, sensível. A trama criada por Robson Gabriel é pontuada por dor, prazer e descobertas, e certamente vai emocionar os leitores. Daniel sempre soube que era diferente dos outros garotos, mas é somente na festa de despedida do Ensino Médio que ele aceita sua homossexualidade. Agora, prestes a entrar na faculdade, ele terá de lidar com seu verdadeiro eu. O início das aulas traz mudanças inevitáveis e o jovem logo se vê dividido entre dois caminhos.

Vidas Trans, de Amara Moira, João W. Nery, Márcia Rocha e T. Brant

Neste livro, todos os autores, que são pessoas trans, relatam, em depoimentos intensos, urgentes e necessários, o momento no qual percebem que havia algo diferente com seus corpos, sobre o sentimento de inadequação perante os padrões exigidos pela sociedade, sobre os preconceitos e as dores vividos dentro e fora da família, sobre o momento de transição e, enfim, da liberdade sentida por esta decisão.

Leia também: