Passo a passo para limpar cada tipo de maquiagem da sua nécessaire

Confira como realizar a higienização da máscara de cílios, blush, pincéis e outros itens

limpar maquiagem
Foto: Reprodução/Sephora

Uma dúvida recorrente entre as pessoas que gostam da boa e velha make é: como limpar maquiagem da maneira certa? Afinal, todo cuidado é necessário para realizar a higienização de cada produto sem danificá-los. Pensando nisso, nós preparamos um guia de como cuidar da máscara de cílios, blush, pincéis e outros itens que fazem parte da sua nécessaire!

Como limpar maquiagem sem danificar os produtos?

Nécessaire

O primeiro passo é abrir a bolsa em que guarda suas makes e fazer uma boa limpa, retirando tudo aquilo que está velho, vencido, quebrado ou que não tem mais utilidade para você. Feita essa seleção, aproveite o momento para lavar a nécessaire ou passar um pano nela com álcool, caso não dê para mergulhá-la na água.

Para quem não sabe, essa limpeza é essencial para evitar o aparecimento de fungos e bactérias que podem surgir facilmente por conta da descamação natural da nossa pele. Vale ressaltar que é preciso estar atenta se a bolsa está completamente seca antes de voltar a guardar os produtos dentro dela, você não vai querer ver suas coisas com mofo mais tarde!

Batom

No melhor cenário possível, o ideal é limpar o batom antes e depois de cada uso. Desta forma, é mais fácil de se manter distante de qualquer tipo de contaminação ou alergia. Outra dica importante, que vale principalmente para os gloss e os batons, mas que serve também para os outros produtos é: não emprese sua maquiagem. Além de ser um truque para manter a higiene, também contribui (e muito) para evitar a proliferação de doenças e bactérias.

Lápis de maquiagem

Para manter a higienização dos lápis de olho e boca, é recomendado apontá-lo antes e depois de cada uso e passar um papel higiênico na pontinha. O apontador também precisa receber cuidados, viu?! Para limpá-lo, basta esfregar vagarosamente com um lenço umedecido a região metálica que contém a lâmina.

Cílios postiços

Se bem cuidado, não é necessário descartar o cílios postiço após um único uso. Para aplica-lo novamente mais tarde, basta retirar bem a cola e limpar com um demaquilante qualquer resíduo que ficou da máscara. Feito isso, penteie-o com uma escova de dentes para que sequem sem perder o formato.

Pincel de maquiagem

Mergulhe a parte dos pelos do pincel em uma solução de demaquilante ou shampoo capilar (de preferência aquele para bebês) + água morna. Após molhado, faça movimentos circulares com ele, esfregando suavemente os fios na palma de suas mãos. Enxague e remova o excesso de água com uma folha de papel toalha. Deixe-o secar naturalmente em cima de uma toalha.

Esponja

Abra a torneira de água fria com a esponja nas mãos e mergulhe-a até sentir que ela está inchada com o líquido. Com sabonete líquido ou shampoo para bebês esfregue a esponja até que ela comece a fazer espuma. Aperte-a e encha novamente de água até perceber que eliminou todo os resíduos de base ou corretivo. De jeito algum use-a para limpar maquiagem, ela tem uma material completamente diferente daquela que se encontra na cozinha ou banheiro.

Produtos com embalagem 

Corretivos, máscaras de cílios, blushes e todos aqueles outros produtos que vem protegidos com uma embalagem externa podem ser limpos com álcool (ou álcool em gel) e um pano úmido. Basta dar aquela esfregadinha nas laterais e nas superfícies, retirando a poeira e o pó que cai dos cosméticos.

Leia também: