Leite: confira quais são os seus benefícios para a saúde!

O leite possui inúmeros benefícios para a saúde, além do cálcio que fortifica os ossos. Ele é rico em micronutrientes, aminoácidos e ácidos graxos. Confira!

criança bebendo leite
Foto Shutterstock.com

Reinando absoluto como primeiro alimento que conhecemos ao nascer, o leite, em suas mais variadas versões, tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde. O mais popular deles, o de vaca, não foge à regra: “Possui a maioria dos elementos essenciais – micronutrientes, aminoácidos e ácidos graxos – em quantidades maiores do que qualquer outro produto isolado. Além disso, contém proteínas de alta qualidade, cálcio e substâncias bioativas que reforçam sua importância no cardápio”, explica a nutricionista Márcia Regina Dal Médico.

criança bebendo leite

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Engorda? Não, emagrece!

Durante muito tempo, a ideia de consumir leite, queijo e iogurte era associada a ganho de peso. Hoje em dia, sabe-se que a história é completamente diferente. Pesquisas recentes comprovaram que o consumo elevado de cálcio ajuda a evitar o acúmulo de gordura na região do abdômen. “Isso sem contar que a mistura dos nutrientes encontrados no leite, o próprio cálcio e a proteína, podem melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura, contribuindo com o emagrecimento”, explica Márcia.

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É claro que, se o objetivo é a perda de peso, o ideal é consumir leite e derivados nas versões desnatadas ou light, que apresentam teor reduzido de gordura ao mesmo tempo em que preservam a original de cálcio e proteína. “O quanto consumir varia conforme a idade e a dieta da pessoa, mas, em média, para um adulto jovem, é recomendado 3 porções por dia. Isso já é suficiente inclusive para suprir vitaminas, sais minerais e cálcio”, recomenda a nutricionista Vanessa Franzen Leite.

Força para atletas

Só para ter ideia do quanto o leite é rico em proteínas, são elas as responsáveis por sua cor esbranquiçada e opaca. Existem vários tipos de proteína no leite, mas a principal é a caseína, que apresenta todos os aminoácidos essenciais e que não são produzidos pelo organismo. Além de melhorar a absorção de nutrientes, a caseína tem papel de destaque na recuperação e fortalecimento dos músculos, principalmente depois de grande esforço físico.

Consultoria Márcia Regina Dal Médico,  nutricionista; Vanessa Franzen Leite, nutricionista