Legião Urbana: 6 coisas que você não sabia sobre a banda

Você sabia que existe uma referência a um imperador romano nos álbuns da Legião Urbana? Depois de 20 anos do fim da banda, saiba mais sobre ela

show legião urbana
Por Erika Alfaro - 11/10/2016

FOTO: Reprodução/legiaourbana.com.br

Em 1982, surgia uma das bandas mais famosas e consagradas do Brasil. Como resultado da união de Renato Russo, Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães, Legião Urbana marcou a história da música brasileira com canções imortais, que fazem a cabeça dos fãs até os dias de hoje.

No dia em que a morte do vocalista, Renato Russo, e fim da banda completam 20 anos, conheça 6 fatos sobre a história da banda:

1- Lema

Com exceção do último álbum, “A Tempestade”, todos os outros da banda possuíam a frase “Urbana Legio omnia vincit”. Ou seja, em latim, “Legião Urbana a tudo vence“. A sentença é uma referência à frase do imperador romano, Júlio César. “Romana Legio Omnia Vincit”, traduzida como “Legionários Romanos a tudo vencem”.

legião urbana banda 20 anos fim

FOTO: Reprodução/legiaourbana.com.br

2- Os integrantes

Depois da formação original, diversos nomes integraram a banda, entre eles: Dado Villa-Lobos, Lucas Vasconcellos, Mauro Berman, Roberto Polo, André Frateschi, Ico Ouro-Preto e Renato Rocha.

3- Polêmica nos palcos

O grupo viajava em uma grande turnê nacional, uma vez que, naquela época, músicas como “Que País é Este”, “Eu Sei” e “Angra dos Reis” estavam fazendo muito sucesso. O show da vez era na capital do país, Brasília. No estádio Mané Garrincha, Renato Russo chegou a afirmar que não havia ido até lá para “dar show para animais”, quando um suposto fã subiu ao palco e agarrou o vocalista. Muitas pessoas ficaram irritadas pelo acorrido, inclusive Renato. Dessa forma, Legião Urbana nunca mais foi a Brasília.

Em outra oportunidade, o vocalista se mostrou muito aborrecido pelo fato de um segurança agredir um fã durante o show. Confira no vídeo:

4- Faroeste Caboclo e o cinema

Em 1987, a música do terceiro álbum da banda (Que País É Esse) Faroeste Caboclo tornou-se um sucesso improvável, superando todas as expectativas, isso porque havia sido considerada muito longa, com nove minutos de duração.

A história da canção, composta por Renato Russo, virou filme em 2013. Confira o trailer:

No mesmo ano, outro filme teve como inspiração a banda e Renato Russo, Somos Tão Jovens.

5- Sucesso até hoje

Recordista de vendas de discos no Brasil, a Legião Urbana teve fim em 1996, com a morte de Renato Russo. No entanto, a repercussão de suas obras foi tamanha que, mesmo sem fazer parte do mundo online enquanto ainda estava na ativa, as canções ainda são muitos baixadas. Além disso, ainda estão presentes nas rádios e são, até hoje, sucesso de vendas.

show legião urbana

FOTO: Reprodução/legiaourbana.com.br

6- Indicação de Hebert Viana

De acordo com o site oficial da banda (legiaourbana.com.br), Hebert Viana e Bi Ribeiro, do Paralamas do Sucesso, indicaram a fita demo da Legião Urbana para a gravadora EMI-Odeon. “Depois de a gravação chegar às mãos de executivos da EMI- Odeon, a Legião Urbana foi contratada e lançou seu primeiro álbum, em 1985, emplacando em junho daquele ano as canções ‘Será’, ‘Ainda é Cedo’ e ‘Geração Coca-Cola'”, afirma o site.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro