iOS 10.0: Saiba algumas novidades do sistema dos aparelhos Apple

O novo sistema iOS foi lançado na última terça (13). Confira aqui algumas novidades que foram incorporadas para obter ainda mais facilidades!

celulares iphone iOS 10.0
FOTO: Reprodução/Apple

O novo sistema da empresa norte-americana Apple foi disponibilizado para seus usuários na última terça (13). A atualização para o iOS 10.0 está disponível para os seguintes modelos de aparelhos: iPhone a partir do modelo 5 (iPhone 5, 5s e 5c; iPhone 6 e 6 Plus; iPhone SE 6s e 6s Plus), iPad 4, iPad Air (1 e 2), iPad Pro (todos) e iPod touch de 6ª geração. Modelos mais antigos também podem receber a atualização, no entanto, pode ser que nem todas as funções estejam disponíveis. Confira abaixo algumas novidades que foram acrescentadas para as tecnologias:

 

celulares iphone iOS 10.0

FOTO: Reprodução/Apple

Tela bloqueada

A visão da tela bloqueada do iPhone e iPad obteve algumas mudanças. A clássica frase “Deslize para desbloquear” desapareceu e agora é necessário apertar o botão de início dos aparelhos para acessar o sistema. Além disso, os widgets que ficavam na Central de Notificações (como Tempo e Eventos Futuros) agora também estão presentes na tela bloqueada.

Os aparelhos iPhone 6s, 6s Plus e SE possuem um sensor que desperta a tela dos dispositivos apenas levantando levemente o aparelho, sem precisar apertar nenhum botão.

Apagar apps nativos

Com o novo sistema, é possível apagar os aplicativos nativos que vêm instalados com os aparelhos (como iTunes, Mail, FaceTime, etc). No entanto, caso você escolha excluir alguns deles, pode ser que perca algumas outras funções (por exemplo, ao excluir o Mail, você fica impossibilitado de enviar e receber emails, assim como abrir links para enviar no app). Se você desejar baixar o app de novo, basta procurá-lo na App Store.

Siri mais inteligente

A conhecida assistente pessoal está mais interativa: agora você pode utilizar os comandos em outros apps, até mesmo os que não foram criados pela Apple (como WhatsApp, Skype, Uber, etc).

Atalho da câmera facilitado

Você pode acessar o atalho que direciona a tela para a câmera de forma mais fácil: basta digitar a tela de bloqueio para a esquerda.

Mais recursos no iMessenger

O app de mensagens iMessenger passou por modificações: você pode incluir desenhos e palavras feitos à mão, adicionar GIFs, imagens e vídeos com desenhos e stickers diferenciados. Na hora de enviar sua mensagem, você pode escolher o tamanho da fonte, enviá-la com “tinta invisível”, entre outras funções.

App Fotos melhorado

O app Fotos está mais inteligente, capaz de reconhecer pessoas, cenas e objetos. Você pode realizar buscas digitando palavras-chave e o app vai localizar, entre as imagens e vídeos, o que você buscou. Além disso, as imagens e vídeos são reunidos de acordo com onde você foi durante o dia, criando álbuns automáticos.

Teclado mais inteligente

O novo teclado do iOS possui capacidade de reconhecimento de contexto, ou seja, é capaz de reconhecer palavras e oferecer informações sobre elas. Além disso, você pode escrever em vários idiomas, basta acionar essa função em seu dispositivo. Vá em Ajustes > Geral, abra o dicionário e selecione quais idiomas você deseja. Opções de emoji no lugar de palavras também são disponibilizados pelo reconhecimento de palavras, tornando as conversas mais divertidas.

Aplicativos Mapas

O app Mapas também esta mais inteligente. Ele sugere rotas baseado em sua rotina, além de disponibilizar a integração com outros aplicativos.

 

LEIA TAMBÉM