Insônia: confira como é feito o diagnóstico do problema!

Para sua falta de sono ser considerada um distúrbio de insônia, são necessários exames clínicos. Confira como é feito o diagnóstico!

mulher com os olhos arregalados
Foto Shutterstock.com

Constatar a insônia só é possível por meio de uma consulta clínica com um especialista em sonose (doença do sono), o que envolve análise do histórico do paciente, exames físicos e, em alguns casos, o exame complementar de Polissonografia, o exame do sono, afirma Lia Rita Azeredo Bittencourt, coordenadora clínica do Instituto do Sono de São Paulo. Porém, alguns indícios podem ajudar a identificar a pessoa que sofre com esse distúrbio. Conheça 5 deles.

mulher com os olhos arregalados

Foto Shutterstock.com

 

  1. A queixa principal é a dificuldade de iniciar e/ou manter o sono ou ainda sono não reparador, ao menos por um mês.
  2. O distúrbio do sono (ou a fadiga diurna associada ao mesmo) causa transtorno significante ou perda no desempenho profissional, intelectual e social.
  3. O transtorno do sono não ocorre no curso de narcolepsia (dificuldade para se manter acordado), apnéia, distúrbio de ritmo circadiano (descontrole do relógio biológico) ou parassonia (sonambulismo, falar durante o sono, bruxismo, etc.).
  4. O problema não ocorre por causa de depressão ou ansiedade generalizada.
  5. O transtorno não é conseqüência do efeito de medicações ou substâncias, nem de doenças clínicas.

 

ELE NÃO SE ADAPTA!

Quem pensa que passado algum tempo o organismo se acostuma com a falta de sono está enganado. “O organismo acaba percebendo menos os efeitos das dificuldades cognitivas porém todo o efeito crônico continua acontecendo com seus riscos e danos”, explica Anna Karla Smith, neurologista especializada em Medicina do Sono. Por isso, é preciso buscar ajuda para solucionar o problema o quanto antes.

Leia também:

 

Consultoria Lia Rita Azeredo Bittencourt, coordenadora clínica do Instituto do Sono de São Paulo; Anna Karla Smith, neurologista especializada em Medicina do Sono