Inalações para o inverno: alivie os sintomas de gripe, bronquite e muito mais!

Está sofrendo com as gripes e resfriados que o tempo frio traz? Então, aposte nas inalações para o inverno e respire melhor!

menino resfriado
As inalações caseiras são excelentes opções para aliviar a respiração no inverno. FOTO: Shutterstock

Quando a indústria farmacêutica não existia, as pessoas buscavam nas hortas, pomares e jardins a solução para diversos problemas de saúde. Ou seja, nossos antepassados já tinham o conhecimento e a compreensão de que frutas, legumes, verduras, ervas, plantas e outros alimentos têm o poder de prevenir e tratar males que afetam o bem-estar físico e mental! As inalações para o inverno, por exemplo, são maneiras de aliviar a respiração e descongestionar as vias respiratórias durante o frio. Para fazê-la corretamente, mantenha sempre uma distância mínima de dois palmos do recipiente que está exalando o vapor para não correr o risco de se queimar. Confira algumas opções!

Para afastar gripe e resfriado

Os sintomas são semelhantes: coriza, congestão nasal, dor de cabeça, mal-estar, irritação na garganta, etc. A diferença é que, na gripe, eles surgem com mais intensidade.

Ingredientes:

*2 copos (500ml) de água

*1 colher (chá) de gengibre fresco picado

*1 limão cortado

Modo de preparo

Ferva todos os ingredientes e despeje em uma bacia, com cuidado para não se queimar. Cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor desse chá por 15 minutos.

mulher resfriada, inalações para o inverno

Embora as inalações caseiras sejam benéficas, fique de olho nas contraindicações das ervas utilizadas, certo? FOTO: Shutterstock

Para aliviar os sintomas da bronquite

Inflamação nos brônquios causada, geralmente, pela ação de vírus ou bactérias. Ambientes com mofo, poeira ou fumaça favorecem o surgimento da doença.

Ingredientes:

*1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco

*1l de água

Modo de preparo

Ferva os ingredientes e despeje em uma bacia, com cuidado para não se queimar. Inale o vapor do chá por 10 minutos.

 

Para controlar a rinite

Inflamação na mucosa nasal que pode ser desencadeada por alergias, gripes, resfriados e intolerância a medicamentos. Causa coriza e obstrução das vias respiratórias.

Ingredientes:

*2 colheres (sopa) de folhas frescas de eucalipto

*1l de água

Modo de preparo

Em uma panela, ferva os ingredientes. Desligue o fogo e despeje em uma bacia, com cuidado para não se queimar. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inale, por 15 minutos, o vapor desse chá.

mulher resfriada, inalações para o inverno

Com as inalações naturais, você foge da medicação tradicional e seus efeitos colaterais. FOTO: Shutterstock

Contra sinusite

É uma inflamação causada pelo acúmulo de muco nas cavidades nasais. Os principais sintomas são dor de cabeça intensa, inchaço no rosto e congestão nasal.

Ingredientes:

*1 buchinha-do-norte (fruto)

*2 copos (500ml) de água

Modo de preparo

Ferva os ingredientes em uma panela e despeje em uma bacia. Inale o vapor desse chá por 10 minutos, com cuidado para não se queimar.

 

LEIA TAMBÉM