Iluminação escandinava: use essa tendência da decoração no seu espaço

Utilize a iluminação escandinava e deixe sua casa na moda

Foto de uma cozinha moderna, com iluminação escandinava, plantas e nas cores brancas e cinza escuro
Foto: Daniela Buzi

O design escandinavo surgiu em 1950 em países nórdicos e tem roubado a cena e ditado as regras em pleno século XXI. Esse estilo traz simplicidade, funcionalidade e minimalismo como características principais. Um dos pontos de destaque, quando se opta por esse tipo de arquitetura, é a forma de trabalhar as luzes do ambiente. Inspire-se neste projeto e aposte também na iluminação escandinava!

Tendência

Essa cozinha, projetado pelas designers de interiores Cris Araújo e Linda Martins do escritório Maraú Design Stúdio, traz, na iluminação, a inspiração nórdica. “A utilização da luz natural transforma o cômodo e é a base para um bom projeto dentro desse estilo. Sabendo disso, ampliamos a porta de saída e substituímos a versão antiga por uma nova, com esquadrias finas na cor preta, que emolduram um charmoso jardim”, comenta Cris Araújo. Por ter um aspecto mais simples, a iluminação correta proporciona a percepção visual de um lugar mais amplo. “Como a cozinha é um espaço de multitarefas, é importante ter essa ideia de um ambiente espaçoso, que aumenta a sensação de comodidade”, explicam Cris e Linda.

Foto de cozinha: tem uma grande porta de vidro, pela qual entra muita luz natural, pendentes de luz que saem da parede e móveis na cor preta

Foto: Daniela Buzzi

Iluminação escandinava

Nesse estilo de arquitetura, os pendentes, além de terem a função básica de clarear o ambiente, possuem, também, um papel na decoração do lugar. “Como o estilo escandinavo preza por poucos produtos em sua composição, todos os elementos que compõem a decoração são também decorativos. Os pendentes colocados sobre a bancada, por exemplo, tem desenho minimalista e dão um toque contemporânea ao ambientes. Já as luminárias acima da mesa, que foram desenhadas exclusivamente por nós, chamam a atenção pela sua disposição no espaço – já que estão nas paredes e não no teto – e pelo design, ao mesclar linhas finas e retas com uma cúpula grande e cheia de personalidade”, salienta Linda Martins.

Foto de cozinha: balcão branco com bancos de madeira e pendentes de luz redondos e modernos

Foto: Daniela Buzzi

Atenção

O projeto luminotécnico escandinavo possui uma estética mais simples e minimalista, no entanto, é preciso se atentar para que a quantidade de luz oferecida esteja na medida certa, para iluminar bem o cômodo e valorizar a decoração. “A iluminação pode ‘salvar’ ou ‘matar’ um ambiente. Ela é de suma importância para ajudar em tarefas do dia a dia, demarcar e setorizar espaço e destacar algum objeto”, contam as designers.

Projeto: Maraú Design Stúdio, Itapema – SC

LEIA TAMBÉM