Horta prática: tenha temperos frescos ao alcance das mãos

Dois projetos que provam que você não precisa de muito espaço para trazer mais sabor à preparação dos seus pratos

horta prática em uma varanda pequena, com temperos e jardim vertical de samambaias
Por Laís Soares - 15/10/2018

Projeto 1: Nina Abadjieff, Belo Horizonte – MG | Foto: Osvaldo Castro

Quem gosta de cozinhar sabe que é uma delícia ter ervas frescas ao seu alcance na hora de preparar uma refeição. Confira dois projetos que provam ser possível tem uma horta prática em pequenos espaços!

Multiúso

A arquiteta Nina Abadjieff trouxe para este ambiente de 6,50m² um cantinho para cultivo de temperos, um jardim vertical e uma área para contemplação. “Deixamos os revestimentos todos em tons claros, para que o ponto principal de destaque fosse o painel em lâmina natural de carvalho e as plantas”, conta.

Horta prática bem pensada

As samambaias foram escolhidas por sua fácil manutenção e os vasos utilizados no jardim vertical são removíveis, o que facilita a adubação e a remoção de folhas secas. “No caso da horta, planejamos um móvel em madeira que tem local para drenagem e gavetas com bandejas para manutenção”, diz Nina. Além disso, a madeira recebeu impermeabilização para aumentar sua vida útil.

horta prática feita em caixotes azuis afixados à parede

Projeto 2: Serra Vaz Arquitetura e Design, São Paulo – SP | Foto: Fernando Carvalho

Solução

A parede entre duas portas-balcão desta varanda gourmet projetada pelas arquitetas Carla Vaz e Marília Serra recebeu uma pequena horta. Os vasos de temperos foram instalados em caixas feitas em MDF e pintadas em laca no tom azul. “Como a cliente tem uma vida corrida, não tem muito tempo para cuidar de flores. Porém, gosta muito de receber amigos, então a opção da floreira com temperos em vasos é a solução”, explicam. A ideia é facilitar tempero das iguarias preparadas no espaço.

Para manter em dia

Os vasos podem ser retirados das floreiras para o seu uso, a rega e a adubação. “Assim, fica fácil a troca por novos temperos, ou é até possível duplicar os mais usados”, finalizam.

LEIA TAMBÉM