Saiba qual a maneira correta de higienizar e conservar suas frutas

Tão importante quanto escolher bem as frutas na hora da compra, é se lembrar de higienizá-las e conservá-las em um lugar adequado antes do consumo!

Frutas compras mercado
Foto: iStock.com/Getty Images

Quando o assunto são frutas, uma das grandes preocupações que envolvem o tema é a higiene. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas de qual o modo certo de limpá-las e conservá-las em casa. Segundo Fernanda Granja, nutricionista clínica especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício, deve-se ter o cuidado ao realizar a limpeza – que é a remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujeiras. “A pré-lavagem das frutas deve ser feita em água potável (limpeza) e em local apropriado. Deve-se também fazer imersão em solução clorada por 15 a 30 minutos (desinfecção)” explica a profissional. Após esse procedimento, deve-se ainda enxaguar as frutas com água potável para retirar o excesso da substância.

Frutas compras mercado

Foto: iStock.com/Getty Images

Na hora da compra

É importante que o cuidado com as frutas comece desde a sua compra no supermercado. Checar se a casca não possui “machucados” ou se existem manchas são alguns dos passos. Saber se elas estão verdes ou maduras também vai ajudar na hora de conservá-las em casa. Por isso, saiba como escolher algumas:

Abacaxi: para saber se a fruta está madura, retire uma das folhas da coroa – se sair com facilidade, é sinal de que não está verde.

Banana: observe a presença de manchas escuras – quanto maiores, mais madura estará. O ideal é comprar frutas firmes, com casca amarela e pequenas manchas. Se não for para consumo imediato, dê preferência às que estão ligeiramente verdes e em pencas, pois as destacadas ficam maduras mais depressa.

Laranja: escolha as laranjas mais pesadas e com a casca mais fina – é sinal de que estão mais suculentas. Não compre as muito maduras, pois elas já não têm mais vitamina C.

Maçã: prefira frutas firmes, de casca lisa e sem machucados. Entre duas opções do mesmo tamanho, fique com as mais pesadas e prefira as maçãs de cor viva — quanto mais vermelha, mais doce ela é.

Mamão: opte pelos com a casca firme, sem rachaduras ou manchas brancas de fungo. Veja se não tem partes machucadas ou sinais de picadas de insetos. Outra dica é preferir sempre os que já estão com a casca amarelada, pois o mamão verde nem sempre amadurece bem fora do pé.

Morango: observe a conservação das frutas e olhe bem a camada inferior dentro da caixa — às vezes as frutas amassadas e apodrecidas ficam nessa área. Escolha morangos com tamanho uniforme e vermelhos.

Uva: os cachos devem estar bem cheios, com bagas lisas e que não se desprendem com facilidade. Verifique se não há muitas uvas soltando líquido. As uvas verdes devem ter um leve tom amarelado e as vermelhas e roxas devem ter cor uniforme e brilhante.

Em casa

Outra parte importante no cuidado com as frutas é na hora de limpá-las e conservá-las em casa, pois nem sempre o consumo delas será imediato. Por isso, fique de olho em como lidar com cada uma:

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Abacaxi: se estiver madura e for deixada fora da geladeira, a fruta deve ser consumida em um ou dois dias. Depois de picado, ele deve ser refrigerado em vasilha fechada. Caso ainda não esteja maduro, deixe-o em fruteiras e em temperatura ambiente. E, antes de cortar a fruta, lave bem a casca com uma escovinha sem detergente ou sabão.

Banana: deve ser conservada fora da geladeira — pois o frio escurece a casca e deixa a banana com aparência ruim. Caso estejam muito verdes, coloque a fruteira ao sol. Se descascar e picar as frutas e não for utilizá-las imediatamente, pingue gotas de limão para evitar que escureçam.

Laranja: pode ser armazenada em temperatura ambiente ou em geladeira por até duas semanas. Porém, a vitamina C se oxida e se perde com facilidade. Por isso, consuma no ponto certo de maturação, nunca verde nem madura demais.

Maçã: podem ser conservadas na parte de baixo da geladeira por até três semanas. Quando tiver de reservar maçãs cortadas, pingue algumas gotas de limão para que não escureçam.

Mamão: quando não estiver totalmente maduro, ele pode ser guardado em local fresco e seco. Já maduro, deve ficar na geladeira, na parte mais baixa — o mamão não suporta bem temperaturas muito altas.

Morango: quando estão frescos, conservam-se bem em geladeira por até quatro dias após a compra. Retire os cabinhos somente na hora de servir, para preservar mais nutrientes.

Uva: guarde-as sem retirar os bagos do cacho, na geladeira. Uvas maduras fermentam com muita facilidade em temperatura ambiente.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Fernanda Granja, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM: