Hábitos diários para retardar o envelhecimento precoce

Bons hábitos diários são o primeiro passo para você retardar o envelhecimento e lutar contra os sinais da idade. Veja nossas dicas para combater esse mal.

Rosto, mulher, riscado, linhas de expressão
FOTO: Shutterstock.com
Antes, acreditava-se que o envelhecimento acontecia de fora para dentro: primeiro, a aparência ficava “velha”, só depois o organismo sentia os efeitos da idade. Mas, na verdade, já foi comprovado que os sinais do tempo são consequências dos hábitos mantidos no dia a dia, que refletem em uma boa ou má qualidade de vida. Por isso, é importante cuidar primeiro da saúde para, depois, apelar para tratamentos estéticos.
Rosto, mulher, riscado, linhas de expressão

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Quando o envelhecimento acontece

O corpo sente os efeitos do tempo quando começa haver alterações metabólicas dos órgãos, ou seja, quando acontece o declínio de suas funções. O mau funcionamento da tireoide, por exemplo, é um dos sinais mais comuns de que o organismo precisa de cuidados. Essas alterações metabólicas são causadas por diferentes fatores. Um deles é a predisposição genética, mas segundo Sylvana Braga, nutróloga especialista em terapia ortomolecular, de São Paulo (SP), a hereditariedade interfere sutilmente no envelhecimento de cada pessoa. “A porcentagem de predisposição genética é de 20 a 30%. Os outros 60 a 70% são dados pelos hábitos de vida e alterações ambientais como clima, ar, água e solo”, explica. Então, o primeiro passo para adiar o relógio do seu corpo é apostar em uma rotina diária saudável.

Como saber se estou envelhecendo?

Segundo a nutróloga, um dos alertas (internos) que o corpo emite é a falta de memória, a redução e lentidão de movimentos, o desequilíbrio na hora de andar, o surgimento de doenças associadas como hipertensão, diabetes e excesso de colesterol. Já o cardiologista com prática em terapia ortomolecular, Marcos Natividade, de São Paulo (SP), afirma que a queda da produção dos hormônios é o sinal mais evidente de que o organismo está “ficando velho”. “Já no exterior, podemos ver o envelhecimento através do surgimento de rugas, flacidez e manchas senis”, completa Sylvana.

Alimentação anti-age

Alimentos, ovos, batatas, verduras, carne, tomate, comida saudável

FOTO: iStock.com e Getty Images

Inclua na lista alimentos que retardam o envelhecimento precoce:

  • Frutas, legumes e verduras todos os dias
  • Consumir mais carnes brancas (frango e peixe)
  • Temperar a salada com azeite extravirgem
  • Comer 2 castanhas-do-pará por dia
  • Trocar os alimentos feitos com farinha branca pelos feitos com farinha integral
  • Ingerir alimentos com diversidade de cores, pois favorece a absorção de nutrientes
  • Privilegiar fontes de cálcio como leite e iogurtes desnatados
  • Substituir o refrigerante pelo suco natural de fruta, sem açúcar

Hábitos que evitam o envelhecimento

  • Dormir de 6 a 8 horas por noite
  • Exercitar a mente com livros, revistas ou jornal
  • Usar protetor solar ao sair de casa
  • Ter momentos de lazer nos fins de semana
  • Praticar, pelo menos, 30 minutos de exercícios por dia, nem que seja uma caminhada
  • Alimentar-se a cada 3 horas, não pulando nenhuma refeição
  • Começar o almoço e o jantar pela salada
  • Ingerir cerca de 2 litros de água por dia
SAIBA MAIS

 Fique longe!

  • Estresse
  • Cigarro
  • Bebida alcoólica em excesso
  • Frituras
  • Açúcar e doces
  • Alimentos industrializados
  • Sedentarismo
  • Do sol no período das 10h às 16h