Após polêmica, Google altera significados de “mulher solteira” e “patroa”

Depois das reclamações de Luísa Sonza e Anitta, o site anunciou as mudanças no dicionário

Após polêmica, Google altera significados de "mulher solteira" e "patroa"
Fotos: Reprodução/Instagram

Na última semana, Luísa Sonza expôs em seu Instagram o significado pejorativo da expressão “mulher solteira” nas buscas do Google, que aparecia como “prostituta” e “meretriz”.

Anteriormente, Anitta já havia desabafado sobre outro termo feminino definido de maneira machista pela plataforma, em que “patroa” constava como “mulher do patrão” e “dona de casa”.

Nesta quinta-feira (17), após os protestos das cantoras e a indignação de toda a internet, o site fez as devidas mudanças nas definições – em parceria com o dicionário responsável por fornecer esse tipo de conteúdo.

“Patroa” é atualizado e, “mulher solteira”, retirado: entenda

Após polêmica, Google altera significados de "mulher solteira" e "patroa"
Foto: Reprodução/Instagram

Agora, a palavra “patroa” teve sua definição igualada à de “patrão”, que aparecia da mesma forma nas buscas. Ontem, Anitta postou um story em seu perfil na rede social com um print mostrando a alteração conquistada.

Já o termo “mulher solteira” deixou de aparecer nas pesquisas. O dicionário Oxford Languages explicou que o significado ainda considerava seu uso em alguns locais do Brasil, mas poderia levar a uma interpretação inadequada, optando por removê-lo.

Pronunciamento do dicionário

Leia o comunicado da Oxford Languages na íntegra:

“Adotamos uma série de mudanças para deixar as definições ainda mais claras e úteis para os usuários. No caso do termo ‘patroa’, a definição não estava mais refletindo o uso contemporâneo pelos falantes de português do Brasil, e, por isso, este verbete foi atualizado. No caso de ‘mulher solteira’, a pesquisa mostrou que a definição exibida ainda reflete o uso da expressão em algumas regiões do país, mas percebemos que essa forma de apresentar poderia levar a uma compreensão equivocada, e, por isso, foi retirada. Essas mudanças estão agora refletidas nos resultados das buscas do Google.

A atualização das definições já está disponível na plataforma. Atualmente, enquanto o termo ‘mulher solteira’ não possui nenhum resultado de busca, a palavra ‘patroa’ possui as definições: ‘proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora; a chefe de uma repartição pública’.

Criar e manter um dicionário é uma tarefa eterna, que não acaba nunca. Ela deve se basear no objetivo de registrar e refletir uma língua com precisão. Para fazer isso, as sugestões e opiniões das pessoas reais, que usam o idioma no dia a dia, são uma contribuição indispensável.”

Posicionamento do Google

A assessoria do site de buscas também se manifestou sobre os ajustes. Confira!

“Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. No caso dos significados das palavras ‘patroa’ e ‘mulher-solteira’, a Oxford Languages, nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para para serem incluídas nos resultados de significados. As definições foram atualizadas pela Oxford Languages e as mudanças já estão refletidas nos resultados de dicionário exibidos na Busca”.

Leia também: