5 alimentos que ajudam a prevenir gastrite

Confira 5 alimentos que podem prevenir gastrite e amenizar as dores e o desconforto causados por esta doença que irrita o sistema digestivo

alimentos que previnem gastrite
Imagem: Editora Alto Astral

Podendo ser definida como uma inflamação no estômago, a gastrite é reconhecida pelos sintomas que causa: dor na parte superior do abdômen (“boca do estômago”) que pode ser acompanhada de azia, perda de apetite, náuseas e vômito. “A gastrite desenvolve-se quando a mucosa estomacal se torna sobrecarregada ou danificada pelo ácido produzido pelo próprio estômago. O contato contínuo com o ácido corrói e inflama a mucosa”, explica o gastroenterologista Ricardo Portieri. Entre as diferentes causas da gastrite estão:

Infecção bacteriana

A responsável e a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), que pode desenvolver gastrite crônica. “Mais da metade da população mundial é portadora dessa bactéria, mas nem todos desenvolvem alguma complicação”, revela o especialista. A H. pylori exerce, inclusive, funções importantes para o organismo, como participar da regulação dos hormônios grelina e leptina, que controlam a fome. O problema é que, em pessoas sensíveis, a ação dessa bactéria pode levar, além da gastrite, à úlcera e ao câncer de estômago.

Uso regular de medicamentos para dor

“Medicamentos da classe dos anti-inflamatórios não-esteroidais como aspirina, ácido acetilsalicílco, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, piroxicam e muitos outros podem causar gastrite aguda e crônica”, afirma Portieri.

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fumo

O álcool e as substâncias do tabaco podem irritar ou mesmo causar erosão na mucosa gástrica, tornando o estômago mais vulnerável aos sucos digestivos.

Doença autoimune

A gastrite autoimune é uma condição rara que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca as células do estômago. “Este tipo de doença é mais comum em pessoas portadoras de outras doenças autoimunes, como tireoidite de Hashimoto, doença de Addison e diabetes tipo 1. A deficiência de vitamina B12 também esta associada à gastrite autoimune”, informa o gastroenterologista.

Alimentação

Veja no vídeo quais são os alimentos para prevenir a gastrite e o desconforto causado por ela:

 

 

 

LEIA MAIS: