Flores ideais para se cultivar em ambientes internos e apartamentos

Traga um pedaço da natureza para todos os ambientes internos da sua residência

flores para apartamento
Foto: Shutterstock

Está sentindo falta de um toque da natureza na decoração do seu lar? Além de purificarem o ar e embelezarem os ambientes internos, as flores para apartamento são de fácil adaptação e cultivo simples. Suas cores, formatos e aromas também ajudam no equilíbrio e harmonização pessoal, servindo, até mesmo, como terapia alternativa.

E se você está pensando em onde colocá-las, não se preocupe! Não é necessário ter varanda ou quintal para que as plantas tenham um desenvolvimento saudável. Essas 11 espécies a seguir se ajustam perfeitamente a vasos pequenos, meia-sombra e regas esporádicas.

Apaixone-se e tenha uma das flores para apartamento

Azaleia

Bastante versátil e de fácil adaptação, essa flor é perfeita para ficar em varandas ou janelas. Isso porque necessita da incidência direta do Sol para continuar crescendo e manter seu aspecto saudável. Deve ser regada regularmente, revezando entre os dias. Além de delicada, também possui diversas cores, como vermelha, rosa e branca.

Flores para apartamento azaleia

Foto: Pexels

Begônia

Perfeita para ambientes internos, a begônia não precisa de muita luminosidade e pode ser regada entre 3 a 4 vezes por semana. Ou seja, superprática e ideal para quem não para em casa. Bastante colorida, trará vivacidade a decoração e se adapta facilmente a todos os tamanhos de vaso. Dica: coloque-a na mesa de centro da casa.

Flores para apartamento begônia

Foto: Pexels

Violeta

Uma das flores para apartamento de maior aceitação e popularidade no Brasil. Além do seu cultivo rápido e prático, não precisa ficar exposta ao Sol, ficando encantadora em decoração de mesa, estante ou no parapeito da janela. Pode ser regada de duas a três vezes por semana e, embora o nome, possui uma variedade de cores e intensidade de tons, que vão do roxo ao azul.

violeta

Foto: Pexels

Orquídea

Um clássico que esbanja delicadeza e elegância em qualquer cômodo que esteja. É uma das campeãs para ambientes internos, já que necessita de pouca luminosidade ou meia-sombra. Suas flores arredondadas podem variar entre as cores branco, rosa, amarelo e violeta. Coloque-a em vasos de barro e fique atenta a coloração das folhagens: se tiverem muito escuras, troque de local.

orquídea

Foto: Pexels

Kalanchoe

Conhecida como a flor da fortuna, a Kalanchoe também é marcada pela sua graciosidade e meiguice. São facilmente encontradas em diversas cores, e podem ocupar todos os ambientes da casa. Para mantê-la sempre viva, observe os galhos secos e corte-os. Leve-a a Sol algumas vezes por semana e regue-a quando a terra estiver desidratado.

kalanchoe

Foto: Pexels

Hibisco

Você, com certeza, já ouviu falar do chá dessa flor tipicamente havaiana. Pode ser encontrada em tons quentes, como vermelho, amarelo e rosa. Seu único “defeitinho” é que não suporta o frio, preferindo climas mais quentes, com incidência do Sol. Deve ser regada diariamente, e ganha destaque na cozinha ou cantos de cômodos.

Flores para apartamento hibisco

Foto: Pexels

Onze-horas

Destaque na lista de flores para apartamento graças a sua diversidade. Exige poucos cuidados durante o seu desenvolvimento e possui pétalas bem delicadas, com cores vibrantes e diversas. Precisa de muito Sol e diminui seu crescimento no Inverno, por isso, deixe-a próxima janelas ou portas.

onze-horas

Foto: Pexels

Gérbera

Com flores que vão do branco ao amarelo, é perfeita para decorar ambientes que precisam de um choque de tons vibrantes. É facilmente cuidado já que se adapta a climas secos e solos com pouca umidade. Mas, para mantê-la sempre saudável, recomenda-se a sua rega de duas a três vezes por semana. Detalhe: pode atingir até 40 centímetros de altura.

Flores para apartamento gérbera

Foto: Pexels

Minimargarida

Essa é um show de beleza e delicadeza. Por ter um porte reduzida dos botões, se adequam a qualquer clima, proliferando facilmente, até em solos mais secos. Têm miolo amarelo e pétalas que podem variar de cores, embora a mais comum seja a branca. Se bem cuidado, pode durar anos em vasos ou pequenos jardins na varanda.

minimargarida

Foto: Pexels

Jacinto

Além do formato fino, seu maior diferencial está no aroma, trazendo a sensação de estar em contato direto com a natureza. Pode atingir até 50 centímetros e possuir cores intensas, perfeita para compor vasos decorativos em sala de jantar ou cozinha. Seu desenvolvimento acontece principalmente em estações como Inverno e Primavera.

Flores para apartamento jacinto

Foto: Pexels

Hortênsia

Flor de cultivo fácil, rápido e simples. De boa adaptação a diferentes tipos de solos, a hortênsia ainda se destaca quanto à exuberância dos cachos que possui, os quais são muito utilizados para decorar diferentes ambientes. Não se dá muito bem em regiões quentes e secas, então opte em deixá-las em locais arejados ou de grande umidade.

Flores para apartamento hortênsia

Foto: Pexels

Leia também: