8 dicas para conciliar home office e filhos de maneira eficaz

A empresária Amélia Whitaker listou algumas medidas para conseguir manter ambos de forma saudável

filhos e home office
Foto: Shutterstock

Saber combinar de forma efetiva filhos e home office pode não ser uma tarefa fácil. Ainda mais durante o isolamento domiciliar, no qual há diversas restrições para que os pequenos gastem suas energias e socializem de forma saudável.

Por isso que ter paciência e organização são dois pontos essenciais para lidar com essa situação tão atípica. Afinal, assim como os adultos, os mais jovens também tiveram suas rotinas afetadas. Com o descontinuo da educação tradicional, a impressão que muitos podem ter é de que as férias “chegaram” e que os pais estão presentes com 100% de suas atenções.

Para resolver esse paradigma e encontrar uma solução eficaz para ambos os lados, a empresária Amélia Whitaker separou oito dicas práticas para não estressar a família e, consequentemente, manter a produtividade.

Saiba como adequar filhos e home office no mesmo ambiente

1. Espaço de trabalho 

Reserve um local em casa que será dedicado exclusivamente ao seu trabalho. Deixe seu material organizado e converse com os pequenos sobre a importância de respeitar esse espaço.

2. Agenda em ordem

Determine horários para cada atividade do dia e combine tudo com as crianças antecipadamente. Durante esse período, é importante que eles tenham uma ocupação atraente que não precise da intervenção de um adulto.

3. Lista de tarefas

Faça uma lista das tarefas a serem cumpridas no dia e enumere por ordem de prioridade. Isso também vale para a criançada.

4. Intervalos compensadores 

Reserve um tempo para fazer um intervalo, mas, antes, estabeleça metas para serem finalizadas com sucesso. A pausa só pode acontecer após a finalização da meta. Outra dica é aproveitar essa pausa para fazer algo restaurador como, por exemplo, tomar um chá, dar uma volta pela casa ou fazer um exercício de respiração. Tire um momento para interagir ou brincar com os pequenos. Assim fica natural a relação filhos e home office.

5. Planeje o próximo dia

No final de cada dia (ou período) de trabalho, faça uma nova lista de tarefas “to do” para o próximo dia para garantir a produtividade e, se achar necessário, mostre para a criançada, explicando de forma clara cada etapa.

6. Babás virtuais

Se você é uma mãe ou um pai solteiro, incluir outros familiares e amigos na rotina da criança é um ótimo caminho. Por meio de chamadas de vídeo ou ligações, o pequeno pode se entreter com esse alguém, enquanto você trabalha.

7. Tecnologia aliada

Não é recomendado a exposição excessiva dos pequenos à eletrônicos. Mas, de vez em quando, deixar a TV ligada ou permitir que eles usem um tablet ou computador pequeno não fará mal. Ainda mais que, atualmente, já é possível ativar o controle parental em quase todos os aparelhos. Assim, você tem acesso a tudo o que ele pode navegar, assistir e restringir diversos conteúdos.

8. Rotina de estudos

Não é porque as escolas estão fechadas que a educação precisa ficar de lado. Muito pelo contrário! Estabelecer horários de estudos, materiais didáticos e aulas online é uma ótima forma de manter os filhos focados. Muitas instituições de ensino já está disponibilizando conteúdos para todos os alunos.

Leia também: