Fibras: emagreça com elas e melhore seu fluxo intestinal!

Com a ajuda das fibras, é possível perder peso com saúde, desinchar e melhorar todo o seu fluxo intestinal! Confira mais benefícios

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Frequentemente relacionadas à perda de peso, as fibras são encontradas somente no reino vegetal, possuem função reguladora e são indispensáveis para o organismo. Mas, afinal, como elas agem no corpo e são tão benéficas assim? Conheça os dois grupos que existem e entenda como eles trabalham a seu favor, se tornando aliados do plano de emagrecimento.

Tipos

Classificadas com carboidratos complexos, as fibras são divididas em dois grupos: solúveis e insolúveis e são encontradas em alimentos distintos. Mesmo passando pelo organismo sem serem digeridas e absorvidas, elas promovem a saúde, eliminando as toxinas, e favorecem o emagrecimento, regulando o transito intestinal. Conheça a ação de cada tipo e saiba onde encontrá-lo:

Solúveis

No estômago, em contato com a água, formam um gel que impede que substâncias como glicose e gordura sejam totalmente absorvidas pelo organismo. Esse gel permanece por mais tempo no estômago, proporcionando a sensação de saciedade prolongada e, consequentemente, evitando que você belisque guloseimas por conta da fome fora de hora. Sabe onde encontrá-las? No feijão, lentilha, aveia, maçã, banana e abacate.

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“As fibras aceleram a passagem dos produtos residuais do organismo, absorvem substâncias perigosas (toxinas) e mantêm
o tubo digestivo saudável”, esclarece Elaine Pádua, nutricionista.

Insolúveis

Elas não se dissolvem na água e por isso promovem o aumento do bolo fecal, auxiliando o bom funcionamento intestinal. Esse tipo torna as fezes mais macias, regulando os movimentos peristálticos e prevenindo a constipação. Esse grupo é encontrado em alimentos como milho, couve, espinafre, nozes e amêndoas.

Consultoria: Elaine Pádua, nutricionista de Campo Belo (SP)

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