Dicas para curtir as férias na praia com as crianças

Férias combina com praia, família, sossego e diversão. Para que nada estrague seu passeio, demos dicas de como deixar sua viagem ainda mais prazerosa.

Família andando na praia
Foto: iStock e Getty Images

Essa é a combinação perfeita para se divertir com a família. Quem pretende viajar para a praia nas férias do meio do ano sabe que, no Brasil, o nordeste é a região mais procurada (já que lá não existe inverno), ou então terá que escolher um destino fora do país. E mesmo não estando no auge do verão, é preciso ter alguns cuidados com os pequenos na hora de visitar o mar para que nada estrague e o passeio. Veja só essas dicas abaixo e boa diversão!

Cuidado com o Sol

Mesmo nos meses mais frios, há casos de queimaduras de raios solares na praia, principalmente nas regiões mais quentes do país. Portanto, nada de deixar as crianças sem protetor solar. Evite o sol entre 10 horas da manhã e às 4 horas da tarde, que é quando os raios ficam mais fortes.

moça passando protetor solar

Foto: Shutterstock

Proteção extra

Se for o caso de não conseguir manter os pequenos debaixo do guarda-sol, invista em peças de roupa como camisetas, bermudas e bonés.

 

Alimentação e hidratação

Brincar debaixo do sol gasta muita energia, assim, as crianças precisam se alimentar e hidratar com mais frequência. Mas com tanta distração elas acabam se esquecendo disso. Portanto, as mamães devem ficar atentas com a alimentação da criançada. Uma opção é fazer uma cesta e levar frutas e alimentos leves para a praia, como lanches naturais feitos em casa. Não é recomendado comprar comida na praia, já que não se sabe a procedência e o risco de passar mal é grande. Água e água de coco são liberadas e podem ser ingeridas à vontade!

sanduíche natural e frutas

Foto: Shutterstock

Brincadeiras

Ir a praia por si só já é uma delícia! Mas o que não pode faltar para as crianças são as brincadeiras. Para deixar o passeio ainda mais gostoso, programe-se para levar brinquedos e distrações para os pequenos não ficarem entediados. Leve bola para a quando cansarem de ficar na água, prancha de surfe, raquete para jogar frescobol e baldinho com pás para as crianças menores.

criança brincando na praia

Foto: Shutterstock

Proteja o meio ambiente

Esse é um bom momento para conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente. Como praias são cenários naturais lindos, é preciso ensiná-los que não se deve jogar lixo na areia ou no mar. Se não tiver uma lixeira por perto, guarde os restos de comida e lixo em um saquinho plástico e jogue fora quando chegar em casa.

 Fique atenta!

Nos meses de férias as praias costumam ficar lotadas por causa da alta temporada e é muito comum as crianças se perderem dos pais nessa época. Evite transtornos marcando um ponto de encontro com seus filhos para caso eles se percam, como uma barraquinha de comida, posto salva-vidas ou restaurante. Outra dica é colocar bonés ou chapéus coloridos e bem chamativos nas crianças para não os perder de vista, principalmente enquanto eles estiverem brincando dentro da água.

criança com chapéu de praia

Foto: Shutterstock