Melasma no rosto é um problema enfrentado também por famosas

As manchas na pele têm várias causas, mas o tratamento é fácil e os resultados aparecem rapidamente

mulher preocupada olhando manchas no rosto em um espelho
São vários os fatores que causam o melasma | Foto: Shutterstock

Várias celebridades já falaram abertamente sobre o diagnóstico do melasma no rosto e como encaram o problema. Mas você sabe o que é isso? Conheça agora os causadores do melasma e o que pode ser feito para amenizar os sintomas.

O que é o melasma?

Segundo a biomédica Luciana Godinho, especializada em estética facial e corporal, o melasma é uma doença de pele que provoca o surgimento de diversas manchas escuras, normalmente no rosto, mas que também pode ocorrer em outras partes do corpo. É mais comum o aparecimento em mulheres na faixa dos 20 aos 50 anos. No entanto, homens também estão sujeitos à doença. O melasma não tem cura, mas tem tratamentos que diminuem as manchas, deixando-as menos aparentes.

Causas

“O melasma não tem uma única causa definida, mas sim um conjunto de ações. O principal deles é o excesso de exposição ao sol, por isso é tão importante o uso de filtro solar diariamente”, explica Luciana. Porém, não é apenas da exposição solar que o melasma pode surgir na pele. Segundo a especialista, há indícios de que o problema possa acontecer devido ao uso de alguns medicamentos como o anticoncepcional, predisposição genética, além dos fatores hormonais. Além disso, a gravidez também pode provocar o surgimento das manchas.

Tratamento

Se você se identificou com os sintomas, não há motivos para ficar desesperada. Segundo Luciana, o peeling é um tratamento muito eficaz para eliminar de vez as manchas da pele. “No peeling, são aplicados ácidos sobre a pele, ajudando a remover as camadas danificadas e células mortas por meio da descamação. O procedimento incentiva o surgimento de uma camada de pele lisa, elástica, suave e com viço”, esclarece. A biomédica ainda confirma que os resultados são visíveis já na primeira sessão. Além de eliminar as manchas do melasma no rosto, o peeling promove o aumento da produção de colágeno e hidratação da pele.

Como prevenir o melasma no rosto

Já que o sol pode causar as manchas de melasma no rosto, o ideal é se proteger sempre, utilizando bonés, chapéus, visores e, principalmente, o protetor solar no rosto e no corpo, com fator de proteção acima de 30. E, a qualquer sinal diferente, procure um dermatologista, pois “o meslasma pode mascarar um câncer. Como são manchas escuras, podem dificultar a identificação de um melanoma, por exemplo”.

Quem também tem

 

LEIA TAMBÉM:

Pele saudável: 5 cuidados que você deve ter com seu rosto!

Sinta na pele 5 benefícios maravilhosos da babosa!

Entenda sua pele e cuide melhor da sua aparência!