Exercícios físicos: prepare o seu corpo para a terceira idade!

Você quer chegar na terceira idade com a saúde em dia? Confira como os exercícios físicos podem te ajudar chegar na velhice saudável!

mulher praticando esporte
Foto: iStock.com/Getty Images

Bem-estar, disposição e mais qualidade de vida são benefícios indispensáveis para o corpo e para a mente. “O corpo humano é uma máquina que, se não colocar para funcionar, enferruja”, afirma o personal trainer Marcos Paulo Rosmaninho. Por isso, quem quer viver melhor e por mais tempo, precisa praticar atividade física e ter uma alimentação saudável. Os exercícios físicos são sinais de prevenção e quem começa cedo tende se preparar para o futuro.

 

mulher praticando esporte

Foto: iStock.com/Getty Images

 

EXERCÍCIOS EM FALTA!

Segundo uma pesquisa do Ministério do Esporte, 45,9% dos brasileiros não praticam nenhum exercícios físico. O sedentarismo está relacionado a uma lista de problemas: hipertensão, diabetes, obesidade, ansiedade e infarto, e acelera o processo de envelhecimento geral do corpo. Perda de flexibilidade e de força são outros resultados da falta de exercícios físicos, principalmente após os 30 anos de idade. Além disso, o sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, além de agravar a maioria das doenças.

NÃO TEM IDADE

O ideal é usar a prática de atividade física para se prevenir e nunca mais parar, pois os resultados precisam ser mantidos até o fim da vida. E é importante começar na infância. Os benefícios são diversos: coordenação motora, equilíbrio, força muscular e flexibilidade melhoram. Além disso, doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, complicações cardiovasculares, ansiedade, depressão e osteoporose são prevenidas.

 

casal de idoso andando de bicicleta

Foto: iStock.com/Getty Images

 

PROCURE AJUDA!

Antes de começar qualquer atividade, faça uma avaliação médica para entender do que o seu corpo necessita. “Os médicos indicam atividades de acordo com o condicionamento físico de cada um. Na verdade, o que conta mais é a preferência, sempre respeitando os limites do corpo. Nada impede que uma pessoa de 70 anos, por exemplo, pratique alpinismo se suas condições físicas estiverem adequadas”, explica Marcos Paulo. A prática de atividade tanto aeróbica, quanto os exercícios de força, que trabalham a aptidão musculoesquelética, são importantes para um envelhecimento com qualidade.

 

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Consultoria Marcos Paulo Rosmaninho, personal trainer