5 alongamentos ideais para fazer de manhã e seus benefícios

Eles te ajudarão a despertar melhor e mais rápido

exercícios de alongamento
Foto: Shutterstock

Você tem o costume de fazer exercícios de alongamento pela manhã? Saiba que um dos melhores horários para praticá-los é assim que acordamos, bem cedinho. A atividade promove a mobilidade articular, o relaxamento e recuperação dos músculos. Todo esse conjunto irá colaborar no funcionamento do corpo, principalmente ao longo do dia.

Alguns dos benefícios do alongamento são a redução do impacto, peso e desenvolvimento no movimento. Além, é claro, de ajudar a nos despertar. A professora Letícia Klimas considera a atividade essencial para a rotina.

“O ideal é realizar de 15 a 30 minutos de alongamento por dia. Muita gente pensa que só precisa ser feito antes ou após uma atividade física. Mas não! Porém, para obter um resultado efetivo em relação à flexibilidade e mobilidade do corpo e das articulações, o exercício de alongamento deve ser feito isoladamente”, explica.

Se o tempo é problema, o recomendado pela profissional é fazer no caminho para o trabalho ou quando estiver menos ocupada. “Nesse momento, a ideia, além de promover um relaxamento muscular para preparar o seu corpo, e melhorar a sua flexibilidade”, aconselha.

A recomendação para os alongamentos são 20 segundos na mesma posição em cada exercício, para que ocorra adaptação das articulações. Letícia revela que é importante trabalhar todos os músculos do corpo, para um resultado efetivo e de longo prazo.

Conheça cinco exercícios de alongamento para praticar

Leia também: